Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2004
Nome: MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo avançado da lógica da pesquisa hipotética-dedutiva na construção do conhecimento em saúde e na enfermagem. Bases neo-positivistas em sua relação com objetos de estudo em saúde e enfermagem. Causalidade, teórica de mensuração, delineamentos, ferramentas de análise estatística, princípios de generalização, relatório.
Referências: ABRAMS, K.R.; SCRAGG, A.M. Quantitative methods in nursing research. J Adv Nurs, v.23, n.5, p.1008-15, jun 2008. BAPTISTA, M.N.; CAMPOS, D.C. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativas e qualitativas. Rio de Janeiro:LTC, 2007. GUNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. v. 22, n.2, p.201-9, 2006. HULLEY ,S.B.; CUMMINGS, S.R.; BROWNER, W.S. et al. Delineando a pesquisa clínica. Porto Alegre: Artmed; 2006. MORTARI, C.A. Introdução à lógica. São Paulo: UNESP, 2001. 393p. NAVEGA, S. Pensamento crítico e argumentação sólida. Intelliwise, 2005. PEDHAZUR, E.J.; SCHMELKIN, L. Measurement, design and analysis: an integrated approach. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1991. 819 p. POPPER, K. A lógica da investigação científica. São Paulo:Cultrix,2000. SANCHEZ, R; ECHEVERRY, J. Validación de escalas de medición en salud. Rev. Salud Pública [online]. v.6, n.3, p.02-318, 2004. SALMON, W.C. Lógica. 3ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. TURATO, E. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública [online]. v.39, n.3, p. 507-514, 2005.

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