Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2002
Nome: FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ciência, conhecimento e epistemologia. Visão geral e análise critica da perspectiva histórica e contemporânea de construção de conhecimento e da ciência; influência na investigação. Análise dos pressupostos epistemológicos e ontológicos , e as implicações, das diversas abordagens de produção de conhecimento na enfermagem.
Referências: BACHELARD, G. A Epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2001 CARVALHO, M.C.M. Construindo o saber. 20ed. Campinas: Papirus, 2009. CODY, W.K. Philosophical and theoretical perspectives for advanced nursing practice. Sudbury, MA: Jones Bartlett, 2006. CULL-WILBY, B.L.; PEPIN, J.C. Towards a coexistence of paradigms in nursing knowledge development. J Adv Nurs., v.12, n.4, p.515-521, 2006. FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e a à ética das ciências. São Paulo:EDUSP, 2005. GOMES, VLO; BACKES, VMS; PADILHA, MICS; VAZ, MRC. Evolução do conhecimento científico na enfermagem: do cuidado popular à construção de teorias. Invest Educ Enferm, Medellin, v.25, n.2, p.108-115, julh/dez 2007 LEOPARDI, M.T.; GELBCKE, F.L.; RAMOS, F.R.S. Cuidado: objeto de trabalho ou objeto epistemológico da enfermagem? Texto Contexto Enferm, v.10, n.1, p.32-9, 2001. MIRANDA, M.I. A construção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social. Educação e filosofia, v.9, n.37, p.239- 252, jan/jun. 2005. MORTARI, C.A. Introdução à lógica. São Paulo: UNESP, 2001. 393p MORIN, E. O conhecimento do conhecimento. O método 3. 4ed. Porto Alegre: Sulina, 2008. RODGERS, B.L. Concept, analysis and the development of nursing knowledge: the evolutionary cycle. J Adv Nurs, v. 14, n.4, p.330-336, 2006. ROY, C.; JONES, D.A. Nursing knowledge development and clinical practice: opportunities and directions. New York: Springer, 2006. WALL, M.L.; CARRARO, T.E. Kuhn´s revolutionary theory and its influence on the construction of nursing knowledge. Rev Latino-Am Enfermagem [online], v.17, n.3, p.417-422, 2009. WEAVER, K.; OLSON, J.K. Understanding paradigms used for nursing research. J Adv Nurs, v.53, n.4, p.459-469.

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