Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Setembro de 2026

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA (13.87)
Código: PEM0031
Nome: SEMINÁRIO I: TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação do Ensino de Graduação: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresentar ao estudante da pós-graduação os princípios da Ciência e do Método Científico. Estudar as diferentes abordagens e procedimentos de investigação e de pesquisa, inclusive aspectos éticos e técnicas de coleta de dados para delineamento de projeto(s) de pesquisa. Proporcionar ao estudante da pós-graduação a oportunidade para desenvolver a análise crítica de sua produção individual ou em grupo.
Referências: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. RJ, 2002. _____. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. RJ. 2003. CARVALHO, M.R. (Org.); MEDEIROS, J.B; MEDEIROS, R. (Coord.). Estrutura do trabalho científico: padronização e abordagem crítica. Natal: Editora da UFRN (EDUFRN), 2009. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 22 ed.SP:Perspectiva,2009. SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 23.ed.SP: Cortez, 2007. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.20.8