Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTE (15.00.01)
Código: NSF0030
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA IV
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos: ( ( CST3077 OU CST3123 OU CST3172 ) E ( CST3082 OU CST3133 ) )
Co-Requisitos: ( CST3085 OU CST3165 OU CST3179 OU ( CST3201 E CST3202 ) ) E ( CST3083 OU CST3167 OU ( CST3199 E CST3200 ) )
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Produção e desenvolvimento da tese. Problematização do objeto do estudo e decisões metodológicas. Produção de artigos científicos. Produção de tecnologias para os serviços de saúde. Translação do conhecimento cientifico para o campo de prática.
Referências: CAMPOS, R. O. A gestão: espaço de intervenção, análise e especificidades técnicas. In.: CAMPOS, G. W. S. Saúde Paideia. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 2003. P. 122-149. CAMPOS, GWS, GUERREIRO, AVP. (ORG). Manual de Práticas de Atenção Básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Aderaldo&Rosthschild; 2008. DOANE, Gweneth Hartrick Doane; VARCOE, Colleen. Knowledge Translation in Everyday Nursing From Evidence-Based to Inquiry-Based Practice. Advances in Nursing Science. Vol. 31, No. 4, pp. 283–295. MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. OELKE, Nelly Donszelman, LIMA, Maria Alice da Silva, COSTA, Aline Marques A. Translação do conhecimento: traduzindo pesquisa para o uso na prática e na formulação de políticas. Rev Gaúcha Enferm. 2015 set; 36(3):113-7. TENORIO, Marge, MELLO, Guilherme Arantes, VIANA, Ana Luiza Dávila. Politica de fomento à ciencia, tecnologia e inovação em saúde e o lugar da pesquisa clinica. Ciênc. saúde colet. 22 (5) Maio 2017 VIEIRA, S.; HOSSNE, W. S. Metodologia Científica para a área da saúde. 2ª. ed. São Paulo: Elsevier, 2015. VOLPATO, Gilson Luiz. O método lógico para redação científica. RECIIS – Rev Eletron de Comun Inf Inov Saúde. 2015 jan-mar; 9(1) | [e-ISSN 1981-6278
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( ( CST3077 OU CST3123 OU CST3172 ) E ( CST3082 OU CST3133 ) ) ATIVO 01/05/2021
( CST3077 OU CST3123 OU CST3172 ) E ( CST3082 OU CST3133 ) ATIVO 08/01/2020
( ( CST3077 OU CST3123 ) E ( CST3082 OU CST3133 ) ) INATIVO 08/01/2020 30/04/2021
Histórico de Co-Requisitos
Expressão de Co-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( CST3085 OU CST3165 OU CST3179 OU ( CST3201 E CST3202 ) ) E ( CST3083 OU CST3167 OU ( CST3199 E CST3200 ) ) ATIVO 01/05/2021
( ( CST3085 OU CST3165 ) E ( CST3083 OU CST3167 ) ) ATIVO 08/01/2020
( ( CST3085 OU CST3165 ) E ( CST3083 OU CST3167 ) ) INATIVO 08/01/2020 30/04/2021
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( CST3020 ) OU ( CST3166 ) OU ( CST3088 ) ATIVO 01/05/2021
( CST3020 ) OU ( CST3166 ) OU ( CST3088 ) ATIVO 08/01/2020
( CST3020 ) OU ( CST3166 ) OU ( CST3088 ) INATIVO 08/01/2020 30/04/2021
( CST3166 ) OU ( CST3088 ) INATIVO 08/01/2020 06/08/2020

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