Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA (12.85)
Código: POP1003
Nome: DEMOGRAFIA DA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O objetivo desta disciplina busca familiarizar ao aluno(a) sobre a estreita relação entre Demografia e Educação via a reflexão de três campos analíticos estreitamente relacionados: i) o campo conceitual em Educação e Demografia; ii) o campo dos métodos básicos para a construção das medidas em educação como: as estimativas e interpolações populacionais para a educação e a construção de indicadores educacionais e iii) o campo das bases de dados sobre educação como: Censo Escolar (CE) uma das fontes de dados mais importantes na área de educação, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ambas produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – MEC, Censos Demográficos produzidos pelo IBGE.
Referências: Bibliografia: BARBOSA, M. L. Efeitos da qualidade da escola sobre o desempenho dos alunos. Setembro, 2001. 2001. (Mimeogr) BARROS, R. P., ET AL. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Textos para discussão &#8208; IPEA, v.834, Outubro, 2001, p.1&#8208;33. 2001. BUCHMANN, C., HANNUM, E.,. Education and stratification in developing countries: a review of theories and research. Rev. Sociol., v.27, p.77&#8208;102. 2001. CARVALHO, J. A. M., WONG, L. A window of opportunity: some demographic and socioeconomic implications of the rapid fertility decline in Brazil. Universidade Federal de Minas Gerais: Texto para discussão, v.91, out 1995. 1995. CEDEPLAR – Projeção Populacional por sexo e grupos de idade qüinqüenais das Unidades da Federação, Brasil: 190&#8208;2020, Belo Horizonte – CEDEPLAR&#8208;UFMG, 2001. CERQUEIRA, C. A. Tipologia e características dos estabelecimentos escolares brasileiros, (Tese de Doutorado). Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, 2004. 295 p. CUNHA, J.M.P , Demografia e educação: incursões preliminares, Campinas, NEPO&#8208;UNICAMP, Textos NEPO v.38, Outubro&#8208;2000 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS, Ed. Geografia da educação Brasileira 2001. Brasília: INEPed. 2002. KLEIN, R., RIBEIRO, S.C. O Censo Educacional e o modelo de fluxo: o problema da repetência. Revista Brasileira de Estatística, v.52, n.197, p.5&#8208;45. 1991. LEME, M., WAJNMAN, S. A alocação de tempo dos adolescentes brasileiros entre o trabalho e a escola. Ouro Preto &#8208; MG: Associação Brasileira de Estudos Populacionais 2000. MARTELETO, L. Desigualdade regional e intergeracional de oportunidades: a matrícula e a escolaridade de crianças e jovens no Brasil. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Ouro Preto&#8208;MG: ABEP, 2002. Disponível em CD&#8208;ROM. NAÇÕES UNIDAS. Panorama social de América Latina: 2001&#8208;2002. Santiago de Chile: Naciones Unidas/CEPAL. 2002. 272 p. RIOS&#8208;NETO, E.L.G. & RIANI, J.L.R., Introdução à Demografia da Educação, Campinas&#8208;SP, ABEP, 2004. SCHWARTZMAN, S. The challlenges of education in Brazil. University of Oxford Centre for Brazilian Studies, Working Paper Series, v.CBS 38/2003, Jan&#8208;Mar, 2003, Disponível em <http://www.schwartzman.org.br/simon/publicac.htm> p.1&#8208;40. 2003. WELTI, C. Demografia I – Santiago de Chile, CELADE, 1998

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