Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CB - DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA E ZOOLOGIA (17.11) |
Curso: |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CB - NATAL - BACHARELADO |
Código: |
BEZ0072 |
Nome: |
ZOOLOGIA III |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
30 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
( BEZ0070 OU BEZ2001 )
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( BEZ0018 ) OU ( BEZ0103 ) OU ( BEZ2003 ) OU ( BEZ0091 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Ementa: Origem, filogenia e classificação dos tetrápodas à luz das sistemáticas tradicional e filogenética. Relações filogenéticas, diversidade, morfologia e modos de vida dos Amphibia, Testudines, Lepidosauria, Archosauria e Mammalia.
Objetivo: Capacitar o aluno no entendimento das relações filogenéticas entre os tetrápodas, seus principais táxons, diversidade e caracterização dos Amphibia, Testudines, Lepidosauria, Archosauria e Mammalia.
Conteúdo: Origem e filogenia de Tetrapoda e a conquista do ambiente terrestre. Amphibia: origem, filogenia e características compartilhadas e exclusivas dos táxons atuais e adaptações à vida anfíbia. Diversidade e biologia de anuros, com ênfase na fauna regional. Biologia reprodutiva dos Anfíbios Anuros. Répteis: Origem, Filogenia e Diversidade dos táxons atuais. Sauropsida: Testudines, Archosauria, Lepidosauria. Squamata: Filogenia, diversidade e biologia. Origem das Aves e filogenia. Caracteres morfológicos e adaptações ao vôo. Caracterização das famílias e diversidade da avifauna local. Origem, filogenia, caracteres principais e biologia dos Mammalia. Diversidade biogeografia e conservação dos Mammalia com ênfase na fauna nacional.
Competências e Habilidades: Entender processos evolutivos e caracteres importantes para a classificação dos tetrápodas. Descrever processos e características biológicas de cada grupo zoológico estudado. Ampliar a capacidade de observação do meio ambiente e compreender a dimensão da diversidade de vertebrados tetrápodas. Praticar o reconhecimento de grupos e estruturas relacionadas aos táxons de animais estudados. |
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