Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CB - DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA E ZOOLOGIA (17.11) |
Curso: |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CB - NATAL - BACHARELADO |
Código: |
BEZ0067 |
Nome: |
SEMINÁRIOS EM BIODIVERSIDADE |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
30 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
( BEZ0066 ) OU ( ECL0028 )
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( BEZ2003 ) OU ( BEZ0205 E BEZ0103 E ( BEZ0208 OU BEZ0202 ) ) OU ( ( BEZ0202 OU BEZ0208 ) E BEZ0102 E BEZ0103 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Ementa: Idealização, elaboração e execução de projeto de pesquisa sobre ecologia de populações e/ou de comunidades da biodiversidade brasileira com ênfase na fauna e flora local e no desenvolvimento de métodos e técnicas de análise e apresentação de resultados.
Objetivo: Capacitar o aluno a idealizar, redigir, apresentar e discutir projeto de pesquisa em biodiversidade de fauna e flora;
Conteúdo: Noções de metodologia científica, segurança e procedimentos de campo, legislação pertinente e manejo de equipamentos e materiais. Métodos de levantamento e monitoramento faunístico e florístico de comunidades aquáticas e terrestres. Idealização, redação e desenvolvimento de projeto de pesquisa sobre ecologia de populações e/ou de comunidades de fauna e flora. Apresentação, análise e discussão de resultados. Estruturação e redação de artigo científico e relatórios, bem como apresentações orais e em painéis.
Competências e Habilidades: Realização de levantamento faunístico e florístico. Uso de chaves taxonômicas e diagnose de estruturas principais. Conhecimento dos equipamentos mais usados para a captura e coleta de fauna e flora. Aptidão na redação e compreensão de trabalhos científicos. Ferramentas de análise de dados e apresentação de resultados. Vivência prática em estudo de campo com fauna e flora, aprendendo os cuidados com segurança, planejamento, obtenção de dados e análise de dados entre outras competências.
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