Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
CB - DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA E ZOOLOGIA (17.11) |
| Curso: |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CB - NATAL - BACHARELADO |
| Código: |
BEZ0066 |
| Nome: |
ECOLOGIA II |
| Carga Horária Teórica: |
45 h. |
| Carga Horária Prática: |
15 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
( BEZ0065 )
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| Co-Requisitos: |
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| Equivalências: |
( BEZ0202 ) OU ( BEZ0014 ) OU ( BEZ2003 ) OU ( BEZ0119 ) OU ( BEZ0120 ) OU ( BEZ0208 ) OU ( ECL0028 )
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| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
Objetivos: Discutir aspectos teóricos e aplicados relacionados à Ecologia de Comunidades e Ecossistemas.
Conteúdo: Conceito de comunidade biológica, Estrutura de comunidade, Sucessão ecológica, Interações bióticas (competição, predação, facilitação, parasitismo), Interações indiretas e estrutura do hábitat, Dinâmica de redes tróficas, Conceito e dinâmica de Metacomunidades, Padrões espaço-temporais de diversidade, Biodiversidade e suas implicações para o funcionamento de ecossistemas, conceito de ecossistemas e um breve histórico sobre a ecologia de ecossistemas; Produção primária e secundária Métodos para o estudo de ecossistemas.; Decomposição da matéria orgânica; Ciclos biogeoquímicos em escala local e regional; Impactos humanos nos ciclos biogeoquímicos. Fluxos de matéria e energia entre ecossistemas; Estrutura e dinâmica trófica; Conceito de espécies engenheiras; Resiliência e mudanças abruptas de regime nos ecossistemas; Conservação e manejo adaptativo de ecossistemas.
Competências e Habilidades: Aptidão no uso adequado de conceitos relacionados à ecologia de comunidades e ecossistemas. Capacidade para identificar os principais fatores relacionados às causas e conseqüências da estrutura de comunidades naturais e funcionamento dos ecossistemas. Aptidão na redação, leitura e apresentação de trabalhos científicos. Domínio de língua estrangeira (Inglês).
Metodologia: Os conteúdos serão ministrados e discutidos em aulas teóricas e práticas de laboratório e/ou de campo. Serão utilizados como recursos didáticos o quadro, data-show, textos científicos e simulações computacionais.
Ferramentas metodológicas: Bancos bibliográficos virtuais (ex. Web of Science), programa de edição de texto (ex. MS Word), programa de análises estatísticas (MS Statistica) e programa de apresentação áudio-visual (ex. MS PowerPoint).
Avaliação: Apresentação de seminários e Prova escrita.
Número de Avaliações: 3
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