Ementa/Descrição: |
Essa atividade objetiva, no âmbito da política de ensino superior no Brasil, sinalizar a relação graduação e pós-graduação na UFRN, enfatizando a importância e necessidade da formação do professor universitário. Esse componente orienta-se pelos princípios teórico-metodológicos do trabalho pedagógico: reflexão, autonomia, criatividade e inclusão; organizado a partir de procedimentos que orientam o planejamento e execução do processo de ensino-aprendizagem, no âmbito da docência superior, na indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. |
Referências: |
1) ALARCÃO, I. (ORG.) ESCOLA REFLEXIVA E NOVA RACIONALIDADE. PORTO ALEGRE: ARTMED EDITORA, 2001.
2) CHARLOT, B. RELAÇÃO COM O SABER, FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E GLOBALIZAÇÃO: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO HOJE. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2005.
3) DURAND, D. TUTORIA. APRENDIZAGEM ENTRE IGUAIS: DA TEORIA À PRÁTICA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2007.
4) HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO. 5 Ed. PORTO ALEGRE, ARTES MÉDICAS, 1998.
5) A PRÁTICA REFLEXIVA NO OFÍCIO DE PROFESSOR: PROFISSIONALIZAÇÃO E RAZÃO PEDAGÓGICA. Trad. CLÁUDIA SCHILLING, PORTO ALEGRE: ARTMED, 2002.
6) ZABALA, A. A PRÁTICA EDUCATIVA: COMO ENSINAR. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1998.
7)ZABALZA, M. A. O ENSINO UNIVERSITÁRIO: SEU CENÁRIO E SEUS PROTAGONISTAS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2004. |