Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: ATIVIDADE
Tipo de Atividade: ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Forma de Participação: ATIVIDADE COLETIVA
Unidade Responsável: PRO REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO (11.23)
Código: PPG0004
Nome: CURSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Orientação: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 45 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Aceita Criar Turma: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: COMPETENCIA
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Não
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Essa atividade objetiva, no âmbito da política de ensino superior no Brasil, sinalizar a relação graduação e pós-graduação na UFRN, enfatizando a importância e necessidade da formação do professor universitário. Esse componente orienta-se pelos princípios teórico-metodológicos do trabalho pedagógico: reflexão, autonomia, criatividade e inclusão; organizado a partir de procedimentos que orientam o planejamento e execução do processo de ensino-aprendizagem, no âmbito da docência superior, na indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
Referências: 1) ALARCÃO, I. (ORG.) ESCOLA REFLEXIVA E NOVA RACIONALIDADE. PORTO ALEGRE: ARTMED EDITORA, 2001. 2) CHARLOT, B. RELAÇÃO COM O SABER, FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E GLOBALIZAÇÃO: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO HOJE. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2005. 3) DURAND, D. TUTORIA. APRENDIZAGEM ENTRE IGUAIS: DA TEORIA À PRÁTICA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2007. 4) HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO. 5 Ed. PORTO ALEGRE, ARTES MÉDICAS, 1998. 5) A PRÁTICA REFLEXIVA NO OFÍCIO DE PROFESSOR: PROFISSIONALIZAÇÃO E RAZÃO PEDAGÓGICA. Trad. CLÁUDIA SCHILLING, PORTO ALEGRE: ARTMED, 2002. 6) ZABALA, A. A PRÁTICA EDUCATIVA: COMO ENSINAR. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1998. 7)ZABALZA, M. A. O ENSINO UNIVERSITÁRIO: SEU CENÁRIO E SEUS PROTAGONISTAS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2004.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.15.8