Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (14.26)
Código: PRO8005
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Introdução aos estudos de letramento com foco em sua natureza plural, social, cultural e identitária. Relação entre letramento e alfabetização. Projetos de Letramento. Pedagogização dos letramentos: gêneros textuais/discursivos. Implicações do letramento para o ensino de línguas. Letramento do professor: agente de letramento/letrador.
Referências: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do Letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves (Orgs). Significados e ressignificações do Letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras 2016. KLEIMAN, Ângela B. Preciso ensinar o letramento: não basta ensinar a ler e a escrever? Fonte: <www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos> Acesso em: 10 de jul.2013. MARCUSCHI, Luiz Antônio.; Dionísio, Angela Paiva (Orgs). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da Fala para a escrita: atividades de retextualização. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2010. MENDONÇA, Márcia; BUNZEN, Clécio. Letramentos em espaços educativos não escolares: os jovens, a leitura e a escrita. São Paulo: Ação educativa, 2015. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. SIGNORINI, Inês. Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. KLEIMAN, Angela B. Os Estudos de Letramento e a formação do professor de Língua Portuguesa. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n.3, p.487-517, set./dez.2008. Disponível: < http://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/05.pdf> Acesso em: 10 de fev. 2020. KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196>Acesso: 10 de fev.2020. KLEIMAN, Ângela B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59763/62872> Acesso: 10 de fev. 2020. JUSTO, Márcia Adriana Pinto da Silva; RÚBIO, Juliana da Alcântara Silveira. Letramento: o uso da leitura e da escrita como práticas sociais. Disponível em: <https://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v4-n1-2013/Marcia.pdf> Acesso 08 de jun. 2020. MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e Letramento. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. OLIVEIRA, Maria do Socorro. Gêneros textuais e Letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010. OLIVEIRA, Maria do Socorro; Tinoco, Glícia Azevedo; SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Natal: EDUFRN, 2014. OLIVEIRA, Maria de Socorro; KLEIMAN, B. (Orgs.). Letramentos Múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal, RN: EDUFRN, UFRN, 2008. ROJO, Roxane. (Org.) Esc@la conectada e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do Letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves (Orgs). Significados e ressignificações do Letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras 2016. KLEIMAN, Ângela B. Preciso ensinar o letramento: não basta ensinar a ler e a escrever? Fonte:<www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos>. Acesso em: 10 de jul.2013. MARCUSCHI, Luiz Antônio.; Dionísio, Angela Paiva (Orgs). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da Fala para a escrita: atividades de retextualização.10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. MENDONÇA, Márcia; BUNZEN, Clécio. Letramentos em espaços educativos não escolares: os jovens, a leitura e a escrita. São Paulo: Ação educativa, 2015. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. SIGNORINI, Inês. Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. KLEIMAN, Angela B. Os Estudos de Letramento e a formação do professor de Língua Portuguesa. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n.3, p.487-517, set./dez.2008. Disponível: < http://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/05.pdf> Acesso em: 10 de fev. 2020. KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 Acesso: 10 de fev.2020. KLEIMAN, Ângela B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59763/62872> Acesso: 10 de fev. 2020. JUSTO, Márcia Adriana Pinto da Silva; RÚBIO, Juliana da Alcântara Silveira. Letramento: o uso da leitura e da escrita como práticas sociais. Disponível em: https://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v4-n1-2013/Marcia.pdf .Acesso 08 de jun. 2020. MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e Letramento. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. OLIVEIRA, Maria do Socorro. Gêneros textuais e Letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010. ROJO, Roxane. (Org.) Esc@la conectada e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1999.
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( LET0357 ) OU ( LET0358 ) ATIVO 24/12/2022
( LET0357 ) OU ( LET0358 ) INATIVO 25/11/2009 23/12/2022
( LET0357 ) E ( LET0358 ) INATIVO 20/11/2009 09/07/2017
( LET0357 ) OU ( LET0358 ) INATIVO 24/11/2009 09/07/2017
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( LET0094 ) OU ( LET0391 ) OU ( LET0775 ) ATIVO 24/12/2022
( LET0094 ) OU ( LET0391 ) INATIVO 25/11/2009 23/12/2022
( LET0094 ) E ( LET0391 ) INATIVO 20/11/2009 09/07/2017
( LET0094 ) E ( LET0391 ) INATIVO 24/11/2009 09/07/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.19.5