Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (17.17) |
Código: |
PCB0035 |
Nome: |
TÓPICOS ESPECIAIS IV |
Carga Horária Teórica: |
45 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
45 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Método de Avaliação: |
CONCEITO |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Compreender os conceitos ecológicos e matemáticos que abranjam os estudos demografia, tais como taxas de sobrevivência, sucesso reprodutivo, tamanho populacional.
Compreender os pressupostos e limitações de diversos métodos de coleta e análise de dados demográficos, assim como, elaborar desenhos amostrais fictícios que utilizem estes métodos.
Aprender a produzir análises demográficas utilizando os modelos mais gerais de pacotes estatísticos como MARK e DISTANCE.
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Referências: |
Begon M., Townsend C. R. & Harper J. L. 2007. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4ª ed. Editora Artmed. Porto Alegre, RS.
Willians B. K., Nichols J. D. & Conroy M. J. 2001 Analysis and Management of Animal populations. Academic Press. San Diego, CA.
 Referências complementares (para aprofundamento)
Clutton-Brock T. H. 1988. Reproductive Success: studies of individual variation in contrasting breeding systems.
Newton I. 2003. Population limitation. Academic Press. London, UK.
Magnusson W. E. & Mourão G. 2003. Estatística sem matemática: a ligação entre as questões e as análises.
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