Ementa/Descrição: |
I.OBJETIVOS: o Internato de Atenção Primária à Saúde / Medicina de Família e Comunidade deve propiciar ao aluno uma vivência, em tempo integral, num serviço de Atenção Primária à Saúde, numa perspectiva acadêmica onde devem estar integrados o ensino, a pesquisa e a extensão. Com isso, o aluno tem a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e assimilar atitudes, sendo que essas características do processo de aprendizagem devem estar sintonizados com a realidade epidemiológica, social e cultural da comunidade atendida pelo respectivo serviço de saúde.
II. COMPETÊNCIAS
Convivência e colaboração com profissionais de outras profissões e especialidades para prover cuidado centrado na pessoa e nos aspectos preventivos, durante todas as fases da vida.
Sensibilidade e responsabilidade em relação ao paciente, a sua cultura, idade, gênero e disabilidades.
Prática de diagnóstico e terapêutica com base em evidência científica e com participação do paciente e de sua família, informando-os apropriadamente e envolvendo-os no processo.
Acolhimento e resolutividade aos agravos agudos e crônicos mais comuns, segundo protocolos clínicos embasados cientificamente, e envolvendo os principais grupos de cuidado (crianças e adolescentes, mulheres, adultos e idosos).
Manejo dos agravos de saúde numa abordagem multiprofissional e interdisciplinar, envolvendo também a família, e tendo como objetivo a melhora funcional e de qualidade de vida da pessoa.
Descrição da prevalência e a história natural dos problemas de saúde mais comuns, tanto ao nível individual quanto familiar e comunitário.
Reflexão e discussão sobre o cuidado integral, contínuo e integrado para as pessoas, além das dificuldades inerentes a esse processo.
Identificação dos vários níveis de prevenção e aplicação das ações preventivas em cada nível, segundo embasamento científico.
Diferenciação das características epidemiológicas dos vários níveis de atenção.
|