Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTE (14.75)
Código: ARQ5014
Nome: TEORIA E METODOLOGIA DO PROJETO EM ARQUITETURA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conceitos, formas de abordagem e diferentes métodos de projetação do início do século XX até os dias atuais; práticas profissionais x práticas acadêmicas; inovações temáticas, programáticas e tecnológicas recentes e suas repercussões nos modos de projetar; formas de análise e de avaliação de projetos profissionais.
Referências: BOUDON, P.; DESHAYES, P..; POUSIN, F.; SCHATZ, F. Enseigner la Conception Architecturale: Cours d'Architecturologie. Paris: Éditions de la Villlette, 2000. BOUTINET, J-P. Antropologia do Projeto. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. CARDOSO, C.A.P. Forma arquitetônica e as tecnologias de representação gráfica. In: Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura Projetar 2003, PPGAU/UFRN, Natal, 2003 (CD-ROM). CARSALADE, F.L.. Referências Metodológicas para um Processo de Ensino de Projeto. In: MARQUES, Sonia e LARA, Fernando (Org.): Projetar - Desafios e Conquistas da Pesquisa e do Ensino de Projeto. Rio de Janeiro: EVC, 2003. p. 145-158. COLLINS, P. Architectural Judgement. Montreal: McGill-Queen?s University Press, 1971. COMAS, C. (org.). Projeto de Arquitetura: disciplina em crise, disciplina em renovação. São Paulo: Projeto Editores, 1986. CORDIVIOLA, A. Notas sobre o saber projetar. Arquitextos. Vitruvius. Texto n. 103, outubro, 2001 (disponível em www.vitruvius.com.br). CHUPIN, J.P. L'analogie ou les écarts de genèse du projet d´architecture. Genesis ; 67-90. GIRARD, C. Architecture et concepts nomads (traité d?indiscipline). Architecture + Recherche. Paris: Mardaga, 1989 GRAEFF, E. Arte e técnica na formação do arquiteto. São Paulo: Nobel/Fundação Vilanova Artigas, 1995. DEL RIO, V. (org.). Arquitetura: Pesquisa & Projeto, Rio de Janeiro: PROARQ/UFRJ, 1998. LARA, F. (In)disciplina: considerações sobre a autonomia do Projeto. In. Lara, F. & Marques, S. (org.) Projetar- Desafios e Conquistas da Pesquisa e do Ensino. Rio de Janeiro, EVC, 2003. LEUPEN, J. et al. Projeycto & Analysis. Barcelona: Gustavo Gili, 1999. MAHFUZ, E. Ensaio sobre a razão compositiva. Belo Horizonte: UFV/AP Cultural, 1995. MAHFUZ, E. Reflexões sobre a Construção da Forma Pertinente. In. Lara, F. e Marques, S. (org.) Projetar - Desafios e Conquistas da Pesquisa e do Ensino. Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica, 2003. MAHFUZ, E. Projeto de arquitetura e sua inserção na pós-graduação. Arquitextos. Vitruvius. Texto Especial n.22. Disponível no www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq022/arq022_03.asp MARTINEZ, A.C. Ensaio sobre o projeto. Brasília: Editora UnB, 2000. (edição original: Libreria Técnica CP67 S.A, 1991). PIÑÓN, H. Curso Basico de Proyectos. Barcelona: Edicions UPC, 1998 . PIÑÓN, H. Teoria del proyecto. Barcelona, Edicions UPC, 2006. PINTO, J.C. Processos e Metodologias de Projecto. Coleção Didactica. Lisboa: Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura/Universidade Tecnica de Lisboa, 2007. PROST, R. La conception architecturale confrontée à la turbulance de la pensée contemporaine. In. Les Cahiers de la Recherche Architecturale, n.34. Marseille: Éditions Paranthèses, 1993, pp. 11-27. SAUNDERS, W. (org.). Reflections on Architectural Practices in the Nineties. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 1996. VELOSO, M. e ELALI, G. Há lugar para o projeto de arquitetura nos estudos de Pós-Graduação? Arquitextos. Vitruvius. Texto Especial n. 117, jan/2002, disponível no www.vitruvius.com.br/arqtextos/arq000/bases/texto117.asp VELOSO, M. & RUFINO, I. Entre a bicicleta e a nave espacial: os novos paradigmas da informática e o ensino do projeto arquitetônico. In. Duarte, C.R.; Rheingantz, P.A. (org.). O lugar do Projeto.Rio de Janeiro: Contracapa Editores, 2006. ZEIN, R. V. A síntese como ponto de partida e não de chegada. In: Lara, F. & Marques, S. (org.) Projetar - Desafios e Conquistas da Pesquisa e do Ensino, Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica, 2003. Periódicos : Arquitextos. Vitruvuis. (www.vitruvius.com.br) Design Studies (www.capes.gov.br/periodicos) Les annales de la recherche architecturale

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.13.8