Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTE (14.75)
Código: ARQ5002
Nome: ATELIER INTEGRADO DE PROJETO II
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Concepção e desenvolvimento de estudos preliminares para edificações ou pequenos conjuntos edificados, com base em conceitos e procedimentos metodológicos apropriados, e através de práticas reflexivas e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do curso, de modo a gradativamente conduzir para uma resposta inicial aos objetivos fixados nos planos de trabalho individuais.
Referências: BAKER, G.. Analisis de la forma. México: Gustavo Gilli, 1991. BOUDON, P.; DESHAYES, P.; POUSIN, F. & SCHATZ, F. Enseigner la conception architecturale: Cours d'Architecturologie. Paris: Éditions de la Villette, 2000. BRONOWSKI, J. As origens do conhecimento e da imaginação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985 CHING, F. Arquitetura: forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes, 2005. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. HERTZBERGER, H.. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1996. LEBAHAR, J.C. Le dessin d'Arqchitecture: simulation graphique et reduction d'incertitude. Roqueville, France: Ed. Parenthêses, 1983. LEUPEN, B. et al. Projeycto & Analysis.. Barcelona: Gustavo Gili, 1999. MOORE, G. T. & GOLLEDGE, R. G. (Eds.). Environmental knowing. Stroudsburg, PA: Dowen, Hutchinson & Ross, 1976. PINTO, J.C. Processos e Metodologias de Projecto. Coleção Didactica. Lisboa: Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura/Universidade Tecnica de Lisboa, 2007. POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Ed. Interciência, 1978. RHEINGANTZ, P.A. Arquitetura da autonomia: bases pedagógicas para a renovação do atelier de Projeto de Arquitetura. In: LARA, R. & e MARQUES, S. (Orgs.). Projetar: desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: EVC, 2003. p. 81-84. REIS, A T. Repertório, análise e síntese: uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2002. SCHON, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. STEVENS, G. O círculo privilegiado. Brasília: Editora da UnB, 2003. WICKERT, A P. (Org.) Arquitetura e Urbanismo em Debate. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005. ZEIN, R.V. A síntese como pronto de partida e não de chegada. In: LARA, R. & MARQUES, S. (Orgs.). Projetar: desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: EVC, 2003. p. 81-84.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.14.8