Referências: |
BAKER, G.. Analisis de la forma. México: Gustavo Gilli, 1991.
BOUDON, P.; DESHAYES, P.; POUSIN, F. & SCHATZ, F. Enseigner la conception architecturale: Cours d'Architecturologie. Paris: Éditions de la
Villette, 2000.
BRONOWSKI, J. As origens do conhecimento e da imaginação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985
CHING, F. Arquitetura: forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
HERTZBERGER, H.. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LEBAHAR, J.C. Le dessin d'Arqchitecture: simulation graphique et reduction d'incertitude. Roqueville, France: Ed. Parenthêses, 1983.
LEUPEN, B. et al. Projeycto & Analysis.. Barcelona: Gustavo Gili, 1999.
MOORE, G. T. & GOLLEDGE, R. G. (Eds.). Environmental knowing. Stroudsburg, PA: Dowen, Hutchinson & Ross, 1976.
PINTO, J.C. Processos e Metodologias de Projecto. Coleção Didactica. Lisboa: Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura/Universidade Tecnica
de Lisboa, 2007.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Ed. Interciência, 1978.
RHEINGANTZ, P.A. Arquitetura da autonomia: bases pedagógicas para a renovação do atelier de Projeto de Arquitetura. In: LARA, R. & e
MARQUES, S. (Orgs.). Projetar: desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: EVC, 2003. p. 81-84.
REIS, A T. Repertório, análise e síntese: uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2002.
SCHON, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
STEVENS, G. O círculo privilegiado. Brasília: Editora da UnB, 2003.
WICKERT, A P. (Org.) Arquitetura e Urbanismo em Debate. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005.
ZEIN, R.V. A síntese como pronto de partida e não de chegada. In: LARA, R. & MARQUES, S. (Orgs.). Projetar: desafios e conquistas da pesquisa e
do ensino de projeto. Rio de Janeiro: EVC, 2003. p. 81-84. |