Ementa/Descrição: |
Análise de projetos existentes segundo os eixos analíticos priorizados no curso. Exercícios gerais de concepção projetual com o auxílio de noções e
ferramentas trabalhadas nas demais disciplinas do período. Formulação de plano de trabalho para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do
Curso, com definição do tema, objeto, objetivos e procedimentos básicos para a elaboração do projeto de arquitetura, segundo um ou mais de um
dos seguintes enfoques: sustentabilidade, conforto ambiental, eficiência energética, acessibilidade e segurança dos edifícios. |
Referências: |
AICHER, O. El mundo como proyecto. Barcelona: Gustavo Gilli, 1994.
COHEN, E. Avaliação de Projetos Sociais. Petrópolis: Vozes, 1993.
DEL RIO, V. (Org.) Arquitetura: Pesquisa & Projeto. São Paulo: Pró Editores / Rio de Janeiro: PROARQ, 1998.
FERNANDEZ-BALESTEROS, Avaliação do ambiente Construído. In: ARAGONÉS, J.I. & AMÉRIGO, M. (orgs). Introductión a la Psicología
Ambiental. Madrid: Piramede, 1991.
LEUPEN, J. et al. Projeycto & Analysis. Barcelona: Gustavo Gili, 1999.
ORNSTEIN, S. W.; BRUNA, G.; ROMÉRO, M. Ambiente Construído & Comportamento: a Avaliação Pós Ocupação e a qualidade ambiental São
Paulo: Studio Nobel, 1994.
ORNSTEIN, S. W.; ROMÉRO, M.(col). Avaliação Pós Ocupação do Ambiente Construído. SP: Studio Nobel, 1992.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.
PREISER, W.F. (org). Building Evaluation. New York Van Nostrand Reinhold, 1990.
PREISER,W.; VISCHER, J.; WHITE, E. (Org.). Design Intervention: Toward a more humane architecture. New York:Van Nostrand Reinhold, 1991.
RAPHAEL, H.S. & CARRARA, K. Avaliação sob exame. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2002.
RATIU, E. L'évaluation de l'environnement. In G. Moser & K. Weiss (Orgs.) Espaces de vie. Paris: Armand Colin, 2003. pp 85-112.
SANOFF, H. Visual Research Methods in Design. NewYork: Van Nostrand Reinhold, 1991.
WEISMAN, J. Evaluating architectural legibility: way finding in the built environment. Environment and behavior, 13, 1981, pp. 189-204. |