Ementa/Descrição: |
O curso apresenta as epilepsias e discute as alterações comportamentais, bioquímicas, anatômicas, genéticas e eletrofisiológicas associadas a patologia. Uma revisão dos mais recentes avanços da área, com especial ênfase em trabalhos experimentais, é feita por meio da leitura de artigos científicos atuais. Durante os encontros, serão discutidos a história das epilepsias e sua classificação e epidemiologia, os modelos animais no estudo das epilepsias, as principais teorias a respeitos dos mecanismos de epileptogênese e ictogênse, os tratamentos farmacológicos, cirúrgicos e experimentais (e.g., como o uso de estimulação elétrica), os biomarcadores eletrográficos da zona epiléptica, a relação das crises com outros ritmos neurais e comorbidadas, bem como os principais desafios na busca pela cura. |
Referências: |
Engel, Jerome; Pedley, Timothy A.; Aicardi, Jean; Dichter, Marc A.; Moshé, Solomon; Perucca, Emilio; Trimble, Michael. Epilepsy: A Comprehensive Textbook. LWW, 2007.
Pitkänen, Asla; Schwartzkroin, Philip A. & Moshé, Solomon L. Models of Seizures and Epilepsy. Academic Press, 2006.
Steriade, Mircea. Neuronal substrate of sleep and epilepsy. Cambridge Press, 2003.
Schomer, Donald L. & Lopes da Silva, Fernando. Niedermeyer's Electroencephalography: Basic Principles, Clinical Applications, and Related Fields. Wolters Kluwer, 2010.
Temkin, Owsei. The Falling Sickness: A History of Epilepsy from the Greeks to the Beginnings of Modern Neurology. Johns Hopkins University Press, 1994.
|