Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI4015
Nome: RELAÇÕES PESSOA-AMBIENTE I: PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO AMBIENTAIS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição:
Referências: Bechtel, R. B. (1990). Avaliação pós-ocupação. Manuscrito não-publicado, Universidade do Arizona, Tucson. Bechtel, R. B., Marans, R. W., & Michelson, W. (Orgs.). (1987). Methods in environmental and behavioral research. Nova York: Van Nostrand Reinhold. Bell, S. (2006). Scale in children?s experience with the environment. In C. Spencer, & M. Blades (Orgs.) Children and their environments: learning, using and designing spaces. Cambridge: Cambridge University Press. Brierley, E. S. (2003). The significance of the memory of urban spaces. In G. Moser, E. Pol, Y. Bernard, M. Bonnes, J. A. Corralisa, & M. V. Giuliani (Orgs.), People, places and sustainability (pp. 61-67). Seattle: Hogrefe & Huber. Carpman, J. R., & Grant, M. A. (2002). Wayfinding: a broad view. In R. B. Bechtel & A. Churchman (Orgs.), Handbook of Environmental Psychology (2a ed., pp. 427-442). Nova York: Wiley. Cherulnik, P. D. (1993). Applications of environment-behavior research. Nova York: Cambridge. Elali, G. A. (1997). Psicologia e Arquitetura: em busca do "locus" interdisciplinar. Estudos de Psicologia, 2(2), 249-362. Evans, G. W., & McCoy, J. M. (1998). When buildings don't work: The role of architecture in human health. Journal of Environmental Psychology, 18(1), 85-94. Fernandes, O. S. (2006). Crianças no pátio escolar: a utilização dos espaços e o comportamento infantil no recreio. Dissertação de mestrado nãopublicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Fernández-Ballesteros, R. (1986). Evaluación de ambientes; una aplicación de la psicología ambiental. In F. Jiménez-Burillo & J. I. Aragonés (Orgs.), Introducción a la Psicología Ambiental (pp. 95-114). Madri: Alianza. Grayson, P. J. (1991). The best of design for the elderly. In W. Preiser, J. Vischer, & E. White (Orgs.), Design intervention: toward a more humane Architecture (pp. 121-152). Nova York: Van Nostrand Reinhold. Elali, G. A., & Pinheiro, J. Q. (2003). Relacionando espaços e comportamentos para definir o programa do projeto arquitetônico. In Anais do PROJETAR 2003, Natal, RN. Iñiguez, L., & Pol, E. (1996). Cognición, representación y apropriación del espacio. Barcelona: Universitat de Barcelona. Korpela, K. (2002). Children?s environment. In R. B. Bechtel & A. Churchman (Orgs.), Handbook of Environmental Psychology (2a ed., pp. 363-373). Nova York: Wiley. Lee, T. (1977). Psicologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Zahar. Lynch, K. (1982). A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes. Paciuk, M. (1998). Post-occupancy evaluations: some theoretical and methodological issues still to be resolved. In M. A. Roméro, G. G. Serra, S. W. Orsntein, U. del Carlo, J. R. L. Simões, & A. B. Frota (Orgs.), Anais do Seminário Internacional NUTAU'98 ? Arquitetura e Rrbanismo: tecnologias para o século XXI [CD-Rom]. São Paulo: NUTAU/USP. Pinheiro, J. Q. (1998). Determinants of cognitive maps of the world as expressed on sketch maps. Journal of Environmental Psychology, 18(3), 321- 339. Pinheiro, J. Q. (2004). Experiência "ambiental" de ambientes representados. In H. Günther, J. Q. Pinheiro & R. Guzzo (Orgs.), Psicologia Ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente (pp. 169-180). Campinas, SP: Alínea. Pinheiro, J. Q. (2006). Mapas cognitivos de mundo: representação mental distorcida? In Jörn Seemann (Org.), A aventura cartográfica (pp. 151-169). Fortaleza, CE: Expressão. Pinheiro, J. Q., & Elali, G. A. (1998). Comportamento sócio-espacial humano. Manuscrito não-publicado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Pinheiro, J. Q., & Günther, H. (Orgs.). (2008). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo. Preiser, W. F., Rabinowitz, H. Z., White, E. T. (1988). Post-Occupancy Evaluation. Nova York: Van Nostrand Reinhold. Preiser, W., Vischer, J., & White, E. (1991). Design intervention: toward a more humane Architecture. Nova York: Van Nostrand Reinhold. Rabinowitz, H. Z. (1984). Avaliação pós-ocupação. In J. C. Snyder & A. Catanese (Orgs.), Introdução à Arquitetura (pp. 395-411). Rio de Janeiro: Campus. Ratiu, E. (2003). L'évaluation de l'environnement. In G. Moser & K. Weiss (Orgs.), Espaces de vie (pp. 85-112). Paris: Armand Colin. Saarinen, T. F. (1976). Environmental planning perception and behavior. Boston: Houghton Mifflin. Sommer, R. (1973). Espaço Pessoal, as bases comportamentais de projetos e planejamentos. Sao Paulo: EPU/EDUSP. Sommer, R. (1979). Conscientização do design. Sao Paulo: Brasiliense. Sommer, R. (1983). Social design. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall. Stokols, D., & Altman, I. (Orgs.). (1987). Handbook of Environmental Psychology (2 vols.). Nova York: Wiley. Tuan, Yi-fu (1980). Topofilia um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL. Tuan, Yi-fu (1983). Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL. Wicker, A. W. (1979). An introduction to Ecological Psychology. Monterey: Brooks/Cole. Zimring, C. (2002). Postoccupancy Evaluation: issues and implementation. In R. B. Bechtel & A. Churchman (Orgs.), Handbook of Environmental Psychology (2a ed., pp. 306-319). Nova York: Wiley. E mais artigos de periódicos científicos, em particular: Medio Ambiente y Comportamiento Humano, Environment & Behavior e Journal of Environmental Psychology.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.13.8