Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF1401
Nome: ANALISE CRITICA DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise crítica das teorias de enfermagem quanto a sua aplicabilidade na prática, no ensino e na pesquisa de enfermagem. A relação entre a sistematização da assistência e as teorias de enfermagem.
Referências: BARNUM. B. S. Nursing theory: analysis, application, evaluation. 5 ed. New York: Lippincott, 1998. CAMPEDELLI, M. C. O cuidado humano. São Paulo: Ática, 1999. CARPENTO, L. J. Manual de diagnóstico de enfermagem. 6 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. 488p. CHINN, L.P.; JACOBS, M.K. Theory and nursing. New York:Mosby, 1987. DOENGES, M. E; MOORHOUSE, M. F. Diagnóstico e intervenção em enfermagem. 5 ed. Porto Alegre: ArtMed, 1999. EGRY, E. Y. Construindo um novo método em enfermagem. São Paulo: Icone, 1996. FITZPATRICK, J.; WHALL, A. Conceptual models of nursing: analysis and application. Boure, Md: Brady, 1983. GEORGE, J. B. Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional. 4a ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. GONZALES, R.M.B. et al. Cenário do cuidado: aplicação de teorias de enfermagem. Sta. Maria: Pallotti, 1999. 264p. HOLTER, I. M. Critical theory: a foundation for the development of nursing theories. Scholarly Inquiry in Nursing Practice, v. 2, n. 3, p. 223-232, 1998. KING, I.M. Towarda theory for nursing: general concepts of human behvior. New York: John Wiley , 1971. 132p. ________. A theory for nursing: systems, concepts, process. New York: John Wiley, 1981. 181p. LEOPARDI, T.M. Teorias em enfermagem: instrumentos para a prática. Flolrianópolis: Papa-Livros, 1999. MARRINER-TOMEY, A. Nursing theorists and their work. 2nd ed. St. Louis:Mosby, 1989. MELEIS, A.I. Theoretical nursing: development and progress. New York: Lippincott, 1991. MOCCIA, P. New approaches to theory development. New York: National League for Nursing, 1992. NICOLL, L.H. Perspectives on nursing theory. New York: Lippincott, 1992. OREM, D.E. Nursing concepts of practice. New York:McGraw-Hill, 1990. ORLANDO, I.J. O relacionamento dinâmico enfermeiro/paciente. São Paulo:Pedagógica e Universitária, 1978. PATERSON, J.G.; ZDERAD, L. Enfermeria humanística. Mexico: LINUSA, 1979. 201P.. ROGERS, M.E. The theoretical basis of nursing. New York: FA Davis, 1978. SANTANA, M.G.; THOFERN, M.B. (Re) significando a teoria e a prática de enfermagem. Pelotas: EdUFPEI, 2001. 312p. TOMEY, A.M.; ALLIGOOD, A. Modelos y teoristas em enfermagem. 4 ed. Madrid: Bruce Harcourt, 1993. WATSON, J. Nursing: human science and human care - a theory of nursing. New York: National League for Nursing, 1988. WALDOW, V. R.; LOPES, M. J. M; MEYER, D. E. Maneias de cuidar, maneiras de ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. WESTPHALEN, M.E.A.; CARRARO, T.E. (Orgs.) Metodologia para a assistência de enfermagem: teorizações, modelos e subsídios para a prática. Goiânia: AB, 2001. Textos selecionados dos periódicos: Texto & Contexto, UFSC.

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