Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (14.25)
Código: ARQ2036
Nome: SEMINÁRIO DE TESE I
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Revisão do PROJETO DE PESQUISA apresentado pelo doutorando para ingresso no PPGAU/UFRN), por meio da discussão de conceitos e ferramentas pertinentes às temáticas trabalhadas. Discussão/aprofundamento de questões epistemológicas e teórico-metodológica, principais conceitos tratados, estudos de casos/referências e afins. Atividades envolvendo aulas expositivas, palestra e seminários com participação dos orientadores. Produto esperado para o semestre: redefinição dos principais elementos do projeto de pesquisa (delineamento de problema; estado da arte; objetivos; hipótese de trabalho, caso seja pertinente; base metodológica).
Referências: INDICAÇÕES VARIÁVEIS EM FUNÇÃO DO INTERESSE DO GRUPO. BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. BLOCK, A. M.; GONÇALVES, M. G. (Orgs). A dimensão subjetiva da realidade. São Paulo: Cortez, 2009. CERVO, A L.; BERVIAN, P. A Metodologia Científica. São Paulo: Makron Books, 1996. CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006. DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005. FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009. GOOD, W.; HATT, P. Métodos de pesquisa social. São Paulo: DIFEL, 2009. HAGUETTE, T. M. F. Metodologia qualitativa na sociologia. Rio de Janeiro: Vozes, 1992. HESS, R. Produzir sua obra: o momento da tese. Brasília: LiberLivro, 2005. IDE, P. A arte de pensar. São Paulo: Martins Fontes, 1995. JACOBINI, M.L.P. Metodologia do trabalho acadêmico. Campinas: Alínea, 2004. JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Fco. Alves, 1992. KAUFMANN, J. -C. L'entretien comprehensif. Paris: Nathan. 1996. KHOURY, Y. A. Uma nova perspectiva de história social. São Paulo: PUC, 1993. LENZI, L.; DA TOS, S.; SOUZA, A.; GONÇALVES, M.(Orgs). Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: EdUFSC, 2006. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, G. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 1994. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec. 1993. MINAYO, M. C. S.. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes. 1994. MUCCHIELLI. Alex. Les méthodes qualitatives. 2.ed. Paris: Puf, 1994. PIRES, I. J. B. A estatística à luz do cotidiano. Fortaleza: UNIFOR, 2000. POMBO, O. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Antropos, 2004. QUIVY, R. ; CAMPENHOUDT, L. V. Manuel de recherches en sciences sociales. Paris: DUNOD, 1995. SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa. São José do Rio Preto, SP: Bluecom, 2010. SILVA, E.; TAFNER, E. P.; FISCHER, J.; TAFNER, M. A. Metodologia do trabalho acadêmico. Curtiiba: Juruá, 2010. SIMSON, O, R, M, von. (Org). Os desafios contemporâneos da história oral. Campinas: UNICAMP, 1996. STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2008. TASHAKKORI, A.; TECCLIE, C. Handbook of mixed methods in social & behavioral research. CA: Thousand Oaks, 2003. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2007 VIVEIRA, S. Como escrever uma tese. São Paulo: Pioneira, 1994. YIN, R. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ARQ2036 OU PPGAU0049 ) ATIVO 27/03/2014
( PPGAU0049 ) ATIVO 18/03/2014
( PPGAU0049 ) ATIVO 27/03/2014
( ( PPGAU0049 ) ) ATIVO 27/03/2014
( PPGAU0049 ) ATIVO 27/03/2014
( PPGAU0049 ) ATIVO 27/03/2014
( PPGAU0049 ) ATIVO 28/03/2014

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