Referências: |
Bibliografia básica
Campos, Herculano e Francischini, Rosângela (2003). Trabalho Infantil Produtivo e Desenvolvimento Humano. Psicologia em Estudo. Vol. 8, n. 1, p. 119-129. Maringá/PR, UEM. (disponível no Scielo)
Castro, Lucia Rabelo. (1996). O lugar da infância na modernidade. Psicologia: Reflexão e Crítica. V. 9, n. 2, p. 307-335.
Corazza, Sandra Mara (2000). História da Infância sem fim. RS: Unijui.
Corazza, Sandra Mara. (2002). Infância & Educação. Rio de Janeiro: Vozes.
Del Priori, M. (org.) (1991). História da Criança no Brasil. São Paulo: Contexto.
Freitas, Marcos Cezar de (org.) História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2ª. Ed.
Kramer, Sonia e Leite, Maria Isabel. (orgs.) (1996). Infância: fios e desafios da Pesquisa. Campinas/SP: Papirus.
Pinto, Manuel e Sarmento, Manuel Jacinto. (Coord.) (1997). As Crianças Contextos e Identidades. Portugal: Universidade do Minho.
. ____ (1999) Saberes sobre as crianças. Portugal, Universidade do Minho.
Rocha, Maria Sílvia P. M. L. (2000). Não brinco mais a (des) construção do brincar no cotidiano educacional. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ.
Sarmento, M. J. e Cerisara, Ana Beatriz. (2004). Crianças e Miúdos perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto/Portugal: ASA Edições.
Vygotsky, Lev. (1978). Mind in society. The development of higher psychological processes. Cambridge University Press, 1978.
. ____ (1981). The genesis of higher mental functions. In: James Wertsch (org.) The concept of activity in Soviet Psychology. New York: M. E. Sharpe. |