Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI2039
Nome: HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Infância: a construção histórico-social de um conceito; a infância na sociedade contemporânea.
Referências: Bibliografia básica Campos, Herculano e Francischini, Rosângela (2003). Trabalho Infantil Produtivo e Desenvolvimento Humano. Psicologia em Estudo. Vol. 8, n. 1, p. 119-129. Maringá/PR, UEM. (disponível no Scielo) Castro, Lucia Rabelo. (1996). O lugar da infância na modernidade. Psicologia: Reflexão e Crítica. V. 9, n. 2, p. 307-335. Corazza, Sandra Mara (2000). História da Infância sem fim. RS: Unijui. Corazza, Sandra Mara. (2002). Infância & Educação. Rio de Janeiro: Vozes. Del Priori, M. (org.) (1991). História da Criança no Brasil. São Paulo: Contexto. Freitas, Marcos Cezar de (org.) História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2ª. Ed. Kramer, Sonia e Leite, Maria Isabel. (orgs.) (1996). Infância: fios e desafios da Pesquisa. Campinas/SP: Papirus. Pinto, Manuel e Sarmento, Manuel Jacinto. (Coord.) (1997). As Crianças – Contextos e Identidades. Portugal: Universidade do Minho. . ____ (1999) Saberes sobre as crianças. Portugal, Universidade do Minho. Rocha, Maria Sílvia P. M. L. (2000). Não brinco mais – a (des) construção do brincar no cotidiano educacional. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ. Sarmento, M. J. e Cerisara, Ana Beatriz. (2004). Crianças e Miúdos – perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto/Portugal: ASA Edições. Vygotsky, Lev. (1978). Mind in society. The development of higher psychological processes. Cambridge University Press, 1978. . ____ (1981). The genesis of higher mental functions. In: James Wertsch (org.) The concept of activity in Soviet Psychology. New York: M. E. Sharpe.

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