Referências: |
Referências Bibliográficas
Altman, I. (1997). Environment and behavior studies: A discipline? Not a discipline? Becoming a discipline? In S. Wapner & J. Demick (Orgs.), Handbook of Japan-United States environment-behavior research: Toward a transactional approach (pp. 423-434). Nova York: Plenum.
Amérigo, M. (1998). Ambientes residenciales. In J. I. Aragonés & M. Amérigo (Orgs.), Psicología Ambiental (pp. 173-193). Madri: Pirámide.
Bechtel, R. B. (1990). Avaliação pós-ocupação. Manuscrito não-publicado, Universidade do Arizona, Tucson.
Carpman, J. R., & Grant, M. A. (2002). Wayfinding: a broad view. In R. B. Bechtel & A. Churchman (Orgs.), Handbook of Environmental Psychology (2a ed., pp. 427-442). Nova York: Wiley.
Elali, G. A. (1997). Psicologia e Arquitetura: em busca do "locus" interdisciplinar. Estudos de Psicologia, 2(2), 249-362.
Fernandes, O. S. (2006). Crianças no pátio escolar: a utilização dos espaços e o comportamento infantil no recreio. Dissertação de mestrado não-publicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Fernández-Ramírez, B. (1998). El medio urbano. In J. I. Aragonés & M. Amérigo (Orgs.), Psicología Ambiental (pp. 259-280). Madri: Pirámide.
Fernández-Ballesteros, R. (1986). Evaluación de ambientes; una aplicación de la psicología ambiental. In F. Jiménez-Burillo & J. I. Aragonés (Orgs.), Introducción a la Psicología Ambiental (cap. 6, pp. 95-114). Madri: Alianza.
Gifford, R. (1997). Environmental Psychology: principles and practice (2a ed). Boston: Allyn & Bacon.
Gilmartín, M. A. (1998). Ambientes escolares. In J. I. Aragonés & M. Amérigo (Orgs.), Psicología Ambiental (pp. 221-237). Madri: Pirámide.
Grayson, P. J. (1991). The best of design for the elderly. In W. Preiser, J. Vischer, & E. White (Orgs.), Design intervention: toward a more humane Architecture (pp. 121-152). Nova York: Van Nostrand Reinhold.
Iñiguez, L., & Vivas, P. (1998). Ambientes laborales. In J. I. Aragonés & M. Amérigo (Orgs.), Psicología Ambiental (pp. 195-220). Madri: Pirámide.
Korpela, K. (2002). Childrens environment. In R. B. Bechtel & A. Churchman (Orgs.), Handbook of Environmental Psychology (2a ed., pp. 363-373). Nova York: Wiley.
Lee, T. (1997). O labirinto da cidade In Psicologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Zahar. (Cap. 7, pp. 135-154).
Lynch, K. (1982). A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes.
Mahdavi, A. (1998). Human Ecology and the built environment: aspects of a general theory. In M. A Roméro, G. G. Serra, S. W. Orsntein, U. del Carlo, J. R. L. Simões, & A. B. Frota (Orgs.), Anais do Seminário Internacional NUTAU'98 Arquitetura e Urbanismo: tecnologias para o século XXI [CD-Rom]. São Paulo: NUTAU/USP.
Paciuk, M. (1998). Post-occupancy evaluations: some theoretical and methodological issues still to be resolved. In M. A Roméro, G. G. Serra, S. W. Orsntein, U. del Carlo, J. R. L. Simões, & A. B. Frota (Orgs.), Anais do Seminário Internacional NUTAU'98 Arquitetura e Rrbanismo: tecnologias para o século XXI [CD-Rom]. São Paulo: NUTAU/USP.
Pinheiro, J. Q. (1998). Determinants of cognitive maps of the world as expressed on sketch maps. Journal of Environmental Psychology, 18(3), 321-339.
Pinheiro, J. Q. (2004). Experiência ambiental de ambientes representados. In H. Günther, J. Q. Pinheiro & R. Guzzo (Orgs.), Psicologia Ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente (pp. 169-180). Campinas, SP: Alínea.
Pinheiro, J. Q. (2006b). Mapas cognitivos de mundo: representação mental distorcida? In Jörn Seemann (Org.), A aventura cartográfica (pp. 151-169). Fortaleza, CE: Expressão.
Preiser, W. F., Rabinowitz, H. Z., White, E. T. (1988). Post-Occupancy Evaluation. Nova York: Van Nostrand Reinhold.
Rabinowitz, H. Z. (1984). Avaliação pós-ocupação. In J. C. Snyder & A. Catanese (Orgs.), Introdução à Arquitetura (pp. 395-411). Rio de Janeiro: Campus.
Ratiu, E. (2003). L'évaluation de l'environnement. In G. Moser & K. Weiss (Orgs.), Espaces de vie (pp. 85-112). Paris: Armand Colin.
San Juan, C. (1998). Ambientes institucionales. In J. I. Aragonés & M. Amérigo (Orgs.), Psicología Ambiental (pp. 239-257). Madri: Pirámide.
Sommer, R. (1979). A conscientização do design [Cap. 7, pp. 102-112, O exemplo do Volkswagen; Cap. 8, pp. 113-122, Quem avalia as construções e quem paga?]. São Paulo: Brasiliense.
Sommer, R. (1983). Social design. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.
Tuan, Yi-fu (1980). Topofilia um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL.
Tuan, Yi-fu (1983). Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL.
Wohlwill, J. F., & Heft, H. (1987). The physical environment and the development of the child. In D. Stokols & I. Altman (Orgs.), Handbook of Environmental Psychology (vol 1, pp. 281-328). Nova York: Wiley.
Zimring, C. (2002). Postoccupancy Evaluation: issues and implementation. In R. B. Bechtel & A. Churchman (Orgs.), Handbook of Environmental Psychology (2a ed., pp. 306-319). Nova York: Wiley.
E mais artigos de periódicos científicos, em particular de: Environment & Behavior e Journal of Environmental Psychology. |