Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI2014
Nome: PLANEJAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Formas de propagação da informação científica e os meios utilizáveis para sua recuperação. Critérios e estratégias empregados em levantamentos bibliográficos e revisões de literatura. Método e conhecimento. A escolha do tema e sua delimitação. Problema de pesquisa. A estruturação do projeto de pesquisa e a coerência entre suas partes.
Referências: Bloco 1 - Professores: Lívia Borges Referências bibliográficas por sessão: 1. A pesquisa em Psicologia Social: as grandes tendências, dilemas e limites Alvaro, J. L. (1995). Perspectivas metodológicas en Psicologia Social. In J. L. Álvaro, Psicologia Social: perspectivas teóricas y metodológicas (p. 98-115). Madrid: Siglo Veintiuno de España Edtores. Bauer, M. W., Gaskell, G., & Allum, N. C. (2003). Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento – Evitando. In M. W. Bauer & G. Gaskell (Eds.), Pesquisa qualitativa cm texto, imagem e som. Um manual prático (p. 17-36). Petrópolis: Vozes. Bruyne, P., Herman, J., & Schoutheete, M. (1977). Introdução. Metodologia e prática da pesquisa em ciências sócias. In P. Bruyne, J. Herman & M. Schoutheete, Dinâmica da pesquisa em ciências sociais (p. 23-38). Rio de Janeiro: F. Alves. Rudio, F. V. (1986). O problema metodológico da pesquisa. In F. V. Rudio, Introdução ao projeto de pesquisa científica (Cap.1, p. 19-25). Petrópolis: Editora Vozes. Turato, E. R. (2003). Introduzindo idéias fundamentais da ciência e de metodologias de sua pesquisa. In E. R. Turato, Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa (p. 34-80). Petrópolis: Vozes. Turato, E. R. (2003). Refletindo sobre a dinâmica no interior das comunidades científicas. In E. R. Turato, Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa (p. 523-540). Petrópolis: Vozes. 2. Definindo o tema, as justificativas, os pressupostos iniciais e os objetivos de um trabalho científico. Turato, E. R. (2003). Os determinantes subjetivos e objetivos na escolha do tema-problema para pesquisa. In E. R. Turato, Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa (p. 119-135). Petrópolis: Vozes. Turato, E. R. (2003). A definição dos objetivos e o estabelecimento de uma hierarquia em seu interior. In E. R. Turato, Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa (p. 143-148). Petrópolis: Vozes. 3. Tema/problema/variáveis/hipótese Glória, J. (2002). Orientações metodológicas na Psicologia Social. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (p. 61-70). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Kerlinger, F. N. (1980). Problemas, hipóteses e variáveis. In F. N. Kerlinger, Metodologia da pesquisa em ciências sociais (p. 33-50). São Paulo: EPU. Laville, C., & Dionne. J (1999). A construção do saber. Porto Alegre, RS: Editora Artes Médicas (Caps. 4, 5, 6). Turato, E. R. (2003). A formulação das hipóteses como chave para o empreendimento de uma pesquisa. In E. R. Turato, Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa (p. 136-142). Petrópolis: Vozes. 4. O papel da teoria Bruyne, P., Herman, J. & Schoutheete, M. (1977). O pólo teórico. In P. Bruyne, J. Herman, & M. Schoutheete, Dinâmica da pesquisa em ciências sociais (pp. 99-130). Rio de Janeiro: F. Alves. Ibañez, T., & Iñiguez, L. (1996). Aspectos metodológicos de la Psicología Social Aplicada. In J. L. Alvaro, A. Garrido & J. R. Torregrosa (Eds.), Psicología Social Aplicada (p. 57-84). Madrid: McGraw-Hill. 5. Planejamento metodológico: os modos de fazer pesquisa Bruyne, P., Herman, J. & Schoutheete, M. (1977). Os modos de investigação. In P. Bruyne, J. Herman, & M. Schoutheete, Dinâmica da pesquisa em ciências sociais (pp 221-251). Rio de Janeiro: F. Alves. Mayring, P. (2002). Planos de pesquisa qualitativa. In P. Mayring. Introdução à pesquisa qualitativa.Weinheim: Beltz. Rudio, Franz (1983). Pesquisa descritiva e pesquisa experimental. Wainer, R. (2000). A pesquisa quantitativa em Psicologia: delineamentos possíveis e a questão da amostra. In Scarparo, H., Psicologia e pesquisa (pp. 17-29). Porto Alegre: Sulina. 6. Planejamento metodológico: sujeito/população/técnicas de amostragem Bauer, M. W., & Aarts (2003). A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In M. W. Bauer & G. Gaskell (Eds.), Pesquisa qualitativa cm texto, imagem e som. Um manual prático (p. 39-63). Petrópolis: Vozes. Sarriá Arrufat, A., Guàrdia Olmos, J. & Freixa Blanxart, M. (1999). Conceptos Preliminares. In A. Sarriá Arrufat, J. Guàrdia Olmos & M. Freixa Blanxart, Introducción a la estadística en Psicología (pp. 5-22). Turato, E. R. (2003). Viabilizando a etapa do trabalho de campo. In E. R. Turato, Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa (p. 305-350). Petrópolis: Vozes. Turato, E. R. (2003). Definindo quais indivíduos estudar. In E. R. Turato, Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa (p. 305-350). Petrópolis: Vozes. 7. Planejamento metodológico: a informação, os dados, escolhendo os instrumentos, planejando a coleta de dados Bauer, M., & Aarts, B. (2002). Construindo um corpus de pesquisa. In M. W. Bauer & G. Gaskell (Org.), Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes. Günther, H. (1999). Como elaborar um questionário: teoria e modelo de construção. In L. Pasquali (Org.), Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração (pp. 231-258). Brasília: LabPAM; IBAPP. Laville, C., & Dionne. J (1999). A construção do saber. Porto Alegre, RS: Editora Artes Médicas (Caps. 7, 8). Minayo, M. C. S. (2000). Fase de trabalho de campo. In M. C. S. Minayo, O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde (105-196). São Paulo: Hucitec; Rio de Janiero: Abrasco. Pasquali, L. (1999). Testes referentes a construto: teoria e modelo de construção. In L. Pasquali (Org.), Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração (pp.37-72). Brasília: LabPAM; IBAPP. 9. Planejamento metodológico: a elaboração do projeto e a ética na pesquisa com seres humanos Turato, E. R. (2003). Orientações imediatas para a elaboração de projetos de pesquisa e de teses. In E. R. Turato, Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa (p. 551-606). Petrópolis: Vozes. Documentação disponível no site do CEP Bloco 2 - Prof. José Pinheiro 1. American Psychological Association. (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5a ed.). Washington: Autor. 2. Azevedo, I. B. (1993). O prazer da produção científica; diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos, 2a ed. amp. Piracicaba: Editora Unimep (particularmente cap. 2 - Resenha e revisões bibliográficas). 3. Eco, U. (1983). Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva. (em especial cap. 3 – A pesquisa do material) 3. Granja, E. C. (1998). Diretrizes para a elaboração de dissertações e teses. São Paulo: Serviço de Biblioteca e Documentação, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. 4. Granja, E. C., & Grandi, M. E. G. (1993). Resumos: teoria e prática. São Paulo: Serviço de Biblioteca e Documentação, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. 5. Medeiros, J. B. (1991). Redação científica, a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas. (em particular cap 7: resenha) 6. Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (1992). Metodologia do trabalho científico (4a ed.). São Paulo: Atlas. (em particular cap. 2: Pesquisa bibliográfica) 7. Ruiz, J. A. (1993). Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos (3a ed.). São Paulo: Atlas. (em particular cap. 2: Estudo pela leitura trabalhada) 8. Salomon, D. V. (1994). Como fazer uma monografia (3a ed.). São Paulo: Martins Fontes. (em particular cap. 3: Como resumir) 9. Salvador, A. D. (1982). Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica, elaboração e relatório de estudos científicos (10a ed.). Porto Alegre: Sulina. 10. Severino, A. J. (2000). Metodologia do trabalho científico (21a ed.). São Paulo: Cortez. (em particular cap. 3: Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos) 11. Sommer, B. B., & Sommer, R. (1997). A practical guide to behavioral research (4a ed.). Nova York: Oxford. (particularmente cap. 3: Library search) 12. Também material de periódicos e websites, tais como: http://www.apastyle.org/ http://www.apa.org/ http://www.periodicos.capes.gov.br/ http://www.scielo.br/ http://www.bvs-psi.org.br/index-psi.html http://www.prossiga.br/bvtematicas/ http://www.anpepp.org.br/ http://www.psywww.com/ http://www.google.com.br/

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