Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (13.25)
Código: PPH0013
Nome: LEITURAS DIRIGIDAS III: MEMÓRIA, CULTURA MATERIAL E PATRIM.
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A DISCIPLINA DISCUTIRÁ A RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO SOCIAL DA MEMÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS E LUGARES PARA O CULTO E A MONUMENTALIZAÇÃO DO PASSADO, OU SEJA, DISCUTIRÁ OS ESPAÇOS COMO LUGARES DA MEMÓRIA, COMO REFERENTES PARA O ORDENAMENTO NARRATIVO DAS LEMBRANÇAS. OS ARQUIVOS, OS MUSEUS, OS MONUMENTOS, OS MEMORIAIS SERÃO ANALISADOS COMO ESPAÇOS QUE INTERCONECTAM A ELABORAÇÃO E O REGISTRO DA MEMÓRIA DE CERTOS GRUPOS SOCIAIS E A LUTA PELA CONSTRUÇÃO DE UMA VERSÃO DO PASSADO QUE GANHA INSCRIÇÃO NO ESPAÇO. FARÁ UMA HISTÓRIA DOS DIVERSOS ESPAÇOS FEITOS PARA SERVIREM DE SUPORTE AO REGISTRO DO PASSADO, BEM COMO DAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE SELEÇÃO DO QUE MERECE SER GUARDADO COMO ÍCONES OU SIGNOS DE CADA ÉPOCA E DE CADA GRUPO SOCIAL.
Referências: Bibliografia: BANN, Stephen. As invenções da história: ensaios sobre a representação do passado. São Paulo: Ed. da Unesp, 1994. BERGSON, Henri, Matéria e memória, 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1999. BURKE, Peter. “História como memória social” in: Variedades de História Cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Ed. da Unesp, 2001. DOSSE, François. “Uma história social da memória” in: A história. Bauru: Edusc, 2003. FERRO, Marc, A história vigiada, São Paulo, Martins Fontes, 1989. FOUCAULT, Michel, A arqueologia do saber, Rio de Janeiro, Forense- Universitária, 1987. GAGNEBIN, Jeanne Marie, Sete aulas sobre linguagem, memória e história, Rio de Janeiro, Imago, 1997. GEERTZ, Clifford, A interpretação das culturas, Rio de Janeiro, Guanabara, 1989. GINZBURG, Carlo, A micro-história e outros ensaios, Rio de Janeiro, Difel, 1991. ______. Mitos, emblemas e sinais. Morfologia e história, São Paulo, Cia. das Letras, 1991. LUBAR, Steven e KINGERY, W. David (ed.). History from things: essays on material culture. Washington e Londres: Smithsonian Institution Press, 1993. MENESES, Ulpiano T. B. de. A História, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciëncias Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 34, 1992, p. 9-23. POLLAK, Michael, Memória e identidade social. In: Estudos Históricos. Associação de Pesquisa e Documentação Histórica, Rio de Janeiro, Revista dos Tribunais, 1992. _______. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos. Associação de Pesquisa e Documentação Histórica, São Paulo, Revista dos Tribunais, 1989 ROMANO, Ruggiero (org), Memória-história. In: Enciclopédia Einaudi, Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. SILVA, Zélia Lopes da. Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: Ed. da Unesp, 1999.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.15.8