Ementa/Descrição: |
A DISCIPLINA SE DEDICARÁ A PENSAR O PAPEL QUE A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA E O ENSINO DA HISTÓRIA, NOTADAMENTE OS LIVROS DIDÁTICOS, DESEMPENHAM NA PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE IDENTIDADES ESPACIAIS, COM DESTAQUE PARA AS IDENTIDADES NACIONAL E LOCAL. ANALISARÁ AS DIMENSÕES ESPACIAIS QUE CIRCULAM NÃO APENAS NO FAZER HISTORIOGRÁFICO MAS NAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DO PROFESSOR DE HISTÓRIA, OU SEJA, TOMARÁ A ESCOLA COMO UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO, REPRODUÇÃO, LEGITIMAÇÃO E QUESTIONAMENTO DE DADAS IDENTIDADES ESPACIAIS, DE DETERMINADAS SEGMENTAÇÕES E HIERARQUIAS QUE ATRAVESSAM AS RELAÇÕES COTIDIANAS DE ALUNOS, PROFESSORES E GRUPOS SOCIAIS QUE COMPÕEM O QUE SE DEFINE COMO NAÇÃO E COMO LUGARES DE PERTENCIMENTO (PROFISSIONAIS, DE CLASSE, DE GÊNERO, DE RAÇA). |
Referências: |
Bibliografia:
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional, São Paulo, Editora
Ática, 1989.
ANDERSON, Perry. Zona de compromisso. São Paulo: Unesp, 1996.
CARVALHO, José Murilo de. Brasil: nações imaginadas in Antropolítica,
Niterói, UFF, n.1, jan/jun 1995.
DIAS, Margarida Maria Santos, Intrépida ab origine (O Instituto Histórico e
Geográfico paraibano e a produção da história local), João Pessoa,
Almeida Gráfica e Editora, 1996.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro, Rocco,
1986.
FURET, François. A oficina da história. Lisboa: Gradiva
HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de janeiro:
DP & A. 1997.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 194-1991. São
Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1870. São Paulo: Paz e
Terra, 1998.
MANIQUE, Antônio Pedro. PROENÇA, Maria Cândida. Didática da história
OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Americanos: representações da identidade nacional
no Brasil e nos Estados Unidos, Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2000.
______. A questão nacional na Primeira República, São Paulo, Brasiliense,
1990.
ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional, São Paulo,
Brasiliernse, 1994.
PEDREIRA, Flávia de Sá. A construção da História Pátria; in Caderno de
História, Natal, Editora da UFRN, vol. 2, n. 1, jan/jun 1995.
SANTOS, Boaventura de Souza dos. Pela mão de Alice: o social e o
político na pós-modernidade. 2ª ed. São Paulo: Corez, 1996.
______. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luis Heron da Silva.
(Org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto
Alegre: Sulina, 1997.
SILVA, Marcos (org.). República em migalhas: história regional e local.
São Paulo, ANPUH/Marco Zero/CPPQ, 1990.
SILVA, Maria Beatriz Nizza da, Educação feminina e educação masculina
no Brasil colonial, Revista de História. SP, FFLCH/USP, ano 28, vol 55, n
109, jan-mar 1977.
SÜSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui, São Paulo, Companhia das
Letras, 1990 |