Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (13.25)
Código: PPH0012
Nome: LEITURAS DIRIGIDAS II: HISTÓRIA NACIONAL, LOCAL E IDENTIDADES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A DISCIPLINA SE DEDICARÁ A PENSAR O PAPEL QUE A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA E O ENSINO DA HISTÓRIA, NOTADAMENTE OS LIVROS DIDÁTICOS, DESEMPENHAM NA PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE IDENTIDADES ESPACIAIS, COM DESTAQUE PARA AS IDENTIDADES NACIONAL E LOCAL. ANALISARÁ AS DIMENSÕES ESPACIAIS QUE CIRCULAM NÃO APENAS NO FAZER HISTORIOGRÁFICO MAS NAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DO PROFESSOR DE HISTÓRIA, OU SEJA, TOMARÁ A ESCOLA COMO UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO, REPRODUÇÃO, LEGITIMAÇÃO E QUESTIONAMENTO DE DADAS IDENTIDADES ESPACIAIS, DE DETERMINADAS SEGMENTAÇÕES E HIERARQUIAS QUE ATRAVESSAM AS RELAÇÕES COTIDIANAS DE ALUNOS, PROFESSORES E GRUPOS SOCIAIS QUE COMPÕEM O QUE SE DEFINE COMO NAÇÃO E COMO LUGARES DE PERTENCIMENTO (PROFISSIONAIS, DE CLASSE, DE GÊNERO, DE RAÇA).
Referências: Bibliografia: ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional, São Paulo, Editora Ática, 1989. ANDERSON, Perry. Zona de compromisso. São Paulo: Unesp, 1996. CARVALHO, José Murilo de. “Brasil: nações imaginadas” in Antropolítica, Niterói, UFF, n.1, jan/jun 1995. DIAS, Margarida Maria Santos, Intrépida ab origine (O Instituto Histórico e Geográfico paraibano e a produção da história local), João Pessoa, Almeida Gráfica e Editora, 1996. DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro, Rocco, 1986. FURET, François. A oficina da história. Lisboa: Gradiva HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de janeiro: DP & A. 1997. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 194-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1870. São Paulo: Paz e Terra, 1998. MANIQUE, Antônio Pedro. PROENÇA, Maria Cândida. Didática da história OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Americanos: representações da identidade nacional no Brasil e nos Estados Unidos, Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2000. ______. A questão nacional na Primeira República, São Paulo, Brasiliense, 1990. ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional, São Paulo, Brasiliernse, 1994. PEDREIRA, Flávia de Sá. A construção da História Pátria; in Caderno de História, Natal, Editora da UFRN, vol. 2, n. 1, jan/jun 1995. SANTOS, Boaventura de Souza dos. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 2ª ed. São Paulo: Corez, 1996. ______. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luis Heron da Silva. (Org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1997. SILVA, Marcos (org.). República em migalhas: história regional e local. São Paulo, ANPUH/Marco Zero/CPPQ, 1990. SILVA, Maria Beatriz Nizza da, Educação feminina e educação masculina no Brasil colonial, Revista de História. SP, FFLCH/USP, ano 28, vol 55, n 109, jan-mar 1977. SÜSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui, São Paulo, Companhia das Letras, 1990

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