Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (13.25)
Código: PPH0001
Nome: TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: ABORDAGEM DAS DIFERENTES CORRENTES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DA HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEAS COMO A HISTÓRIA ECONÔMICA, A HISTÓRIA SOCIAL, A HISTÓRIA CULTURAL, A HISTÓRIA DAS MENTALIDADES E A HISTÓRIA POLÍTICA. DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, TEMPO E ESPAÇO. TRATAR DA QUESTÃO DA VERDADE E DA NARRATIVA EM HISTÓRIA. DEBATER O ESTATUTO DO SABER HISTÓRICO: CIÊNCIA OU ARTE. O SABER HISTÓRICO NA MODERNIDADE E NA PÓS-MODERNIDADE.
Referências: Bibliografia: ANDERSON, Perry. A crise da crise do marxismo. São Paulo: Brasiliense,1984. ______. O fim da História: de Hegel a Fukuyama, Rio de Janeiro, Zahar, 1992. BANN, Stephen. As Invenções da História, São Paulo, UNESP, 1994. BLOCH, Marc. Apologia da História, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001. BOURDÉ, Guy e MARTIN, Hervé. As escolas históricas, Lisboa, Europa- América, 1983. BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História, São Paulo, Perspectiva, 1992. ______. Reflexões sobre a História, São Paulo, Martins Fontes, 1992. BURKE, Peter, A Escrita da História, São Paulo,UNESP, 1992. CARDOSO, Ciro F. VAINFAS, Ronaldo, Domínios da História, Rio de Janeiro, Campus, 1997. CASANOVA, Julián, La historia social y los historiadores, Barcelona, Crítica, 1991. CERTEAU, Michel de, A Escrita da História, Rio de Janeiro, Forense, 1982. CHARTIER, Roger, A História Cultural entre Práticas e Representações, Lisboa, Difel, 1990. ______. Variedades de História Cultural, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000. DAVIS, Natalie Zenon, Las formas de la historia social, História Social. 10, 1991, p.177-182. DOSSE, François, A História, Bauru, EDUSC, 2003. ______. A história à prova do tempo, São Paulo, UNESP, 2001. ______. A história em migalhas. Dos Annales à Nova História, Campinas, Unicamp, 1992. DUBY, George et alli, História e Nova História, Lisboa, Teorema, s/d. FEBVRE, Lucien, Combates pela História, São Paulo, Perspectiva, 1992. FOUCAULT, Michel, As Palavras e as Coisas, São Paulo, Martins Fontes, 1985. ______. Ditos e Escritos, vol. IV, Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 2003. ______. Microfísica do Poder, 4 ed., Rio de Janeiro, Graal, 1984 FURET, François, A Oficina da História, Lisboa, Gradiva, s/d. GADAMER, H.G. Verdad y Metodo. 2vol. Salamanca, Sigueme, 1993. GAY, Peter, O Estilo na História, São Paulo, Companhia das Letras, 1990. GINZBURG, Carlo, Mitos, emblemas e sinais, São Paulo, Companhia das Letras, 1989. ______. A micro-história e outros ensaios, Lisboa, Gradiva, 1994. GUAZELLI, César Augusto Barcelos et alli, Questões de Teoria e Metodologia da História, Porto Alegre, EDUFRGS, 2000. HARVEY, David, Condição Pós-Moderna, São Paulo, Loyola, 1994. HUIZINGA, Johan, El concepto de la historia y otros ensayos, México, Fondo de Cultura Economica, 1980. HUNT, Lynn. A Nova História Cultural, São Paulo, Martins Fontes, 1992. JULIA, Dominique e BOUTIER, Jean (orgs), Passados Recompostos : campos e canteiros da história, Rio de Janeiro, URFJ, 1990. LADURIE, Emmanuel Le Roy, Le territoire de l’historien, Paris, Galimard, 1973. LE GOFF, Jacques, A História Nova, São Paulo, Martins Fontes, 1993. ______. História e Memória, 3. ed., Campinas/SP, UNICAMP, 1994. LE GOFF, J. e NORA, P. História: novos problemas, novas abordagens, novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. LLOYD, Christopher, As Estruturas da História, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995. NIETZSCHE, Friedrich, Da utilidade e desvantagem da história para a vida. In: Obras Incompletas, São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 58-70. PALLARES-BURKE, Maria Lúcia, As muitas faces da História, São Paulo, UNESP, 2000. PALMER, Richard. Hermenêutica. Lisboa, Ed.70, 1986. PORTO, Maria Emilia Monteiro. “História e hermenêutica – para pensar a idéia de história”. In: Modernidade e a Idéia de História.1 ed.Ilhéus - BA : Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2003, v.1, p. 61- 85. PORTO, Maria Emilia Monteiro. “História e Pós-modernidade”, en Café Filosófico, vol. 2, Natal, EDUFRN, 2004. POSTER, Mark, Cultural History and Postmodernity, New York, Columbia University Press, 1997. RAGO, Margareth e GIMENES, R, Narrar o Passado, Repensar a História, Campinas, Unicamp, 2000. RANCIÉRE, Jacques, Os Nomes da História, São Paulo, EDUC/Pontes, 1994. REIS, José Carlos, Escola dos Annales, São Paulo, Paz e Terra, 2000. ______. Tempo, história e evasão, Campinas, Papirus, 1994. RICOEUR, Paul, Tempo e Narrativa, Campinas, Papirus, 1994. (2 volumes) ______. Historia y verdad. Madrid, Ed.Encuentro, 1990. RIEDEL, D. C. (org), Narrativa: ficção e história, Rio de Janeiro, Imago, 1988. SAMARAN, C. (Dir), L’histoire et ses méthodes, Paris, Galimard, 1967. SCHAFF, Adam, História e Verdade, 2 ed., Lisboa, Martins Fontes, 1983. SILVA, Maria Beatriz Nizza da (org), Teoria da História, São Paulo, Cultrix, 1976. VEYNE, Paul, Como se escreve a História, Brasília, EDUNB, 1982. ______. O Inventário das Diferenças, São Paulo, Brasiliense, 1983. WHITE, Hayden, Meta-História, São Paulo, EDUSP, 1992. ______. Trópicos do Discurso, São Paulo, EDUSP, 1994.

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