Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPE0126
Nome: SEMINÁRIO: EPISTEMOLOGIA E CATEGORIAS NA PESQUISA EDUCACIONAL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: O PENSAMENTO CIENTÍFICO CONTEMPORÂNEO – EM SEUS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS – E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA TEORIA E NA PRÁTICA DOS PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO. A CONCEPÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO. REVISÃO CRÍTICA DOS DISCURSOS DA PESQUISA E DO DISCURSO METODOLÓGICO, ADOTADOS NAS PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR: RIGOR, CRIATIVIDADE, PERTINÊNCIA, VALIDADE E USOS. DIMENSÕES DO TRABALHO DE CAMPO E A ANÁLISE DE DADOS:A) AS TÉCNICAS E OS PROCEDIMENTOS – OS PROCEDIMENTOS – OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS, QUESTIONÁRIOS, EXPERIMENTOS, PAINEL, ETC.; B) A INTERAÇÃO ENTRE O PESQUISADOR E O MEIO – INVESTIGAÇÃO, CONVIVÊNCIA E INTERVENÇÃO; OS PROCEDIMENTOS E OS RESULTADOS DA PESQUISA. POSSIBILIDADES, LIMITES E PARADOXOS DA PESQUISA EDUCACIONAL: A CONDIÇÃO DO PESQUISADOR, O EFEITO SOBRE O CONHECIMENTO ESTABELECIDO, A PERSPECTIVA DO SUJEITO, O RESULTADO INSTITUCIONAL, ETC.
Referências:

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.15.8