Ementa/Descrição: |
O PENSAMENTO CIENTÍFICO CONTEMPORÂNEO EM SEUS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA TEORIA E NA PRÁTICA DOS PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO. A CONCEPÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO. REVISÃO CRÍTICA DOS DISCURSOS DA PESQUISA E DO DISCURSO METODOLÓGICO, ADOTADOS NAS PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR: RIGOR, CRIATIVIDADE, PERTINÊNCIA, VALIDADE E USOS. DIMENSÕES DO TRABALHO DE CAMPO E A ANÁLISE DE DADOS:A) AS TÉCNICAS E OS PROCEDIMENTOS OS PROCEDIMENTOS OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS, QUESTIONÁRIOS, EXPERIMENTOS, PAINEL, ETC.; B) A INTERAÇÃO ENTRE O PESQUISADOR E O MEIO INVESTIGAÇÃO, CONVIVÊNCIA E INTERVENÇÃO; OS PROCEDIMENTOS E OS RESULTADOS DA PESQUISA. POSSIBILIDADES, LIMITES E PARADOXOS DA PESQUISA EDUCACIONAL: A CONDIÇÃO DO PESQUISADOR, O EFEITO SOBRE O CONHECIMENTO ESTABELECIDO, A PERSPECTIVA DO SUJEITO, O RESULTADO INSTITUCIONAL, ETC. |