Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL (12.86) |
| Código: |
MRN0013 |
| Nome: |
MATEMÁTICA E ATUALIDADE |
| Carga Horária Teórica: |
120 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
120 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Método de Avaliação: |
CONCEITO |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Esta disciplina tem seu foco na divulgação cientí?ca em Matemática. As atividades propostas buscam aproximar, transformar e unir os avanços
cientí?cos com o conhecimento matemático ensinado nas escolas. Através de ações especialmente planejadas, almeja-se evitar o ?efeito vitrine?que
coloca a Matemática e suas conexões como trabalho apenas de cientistas, incompreensível ao cidadão comum. Os objetivos da disciplina são:
- despertar/incrementar o interesse dos estudantes pelas ciências, particularmente pela Matemática;
- mostrar a importância e a força das teorias matemáticas nas descobertas tecnológicas;
- promover a divulgação da cultura cientí?ca, unindo atividades teóricas e experimentais;
- incentivar a apresentação didática de materiais para o ensino de Matemática, como meio de transformação do conhecimento;
- ampliar a experimentação de materiais e métodos para o ensino de Matemática como fonte de pesquisa para o professor.
Matemática e música. Sons. Compactação de arquivos de sons. Senhas usadas em bancos e na Internet. Códigos. A Geometria do globo terrestre.
Funcionamento do GPS. A matemática dos códigos de barra. Aplicações de cônicas. Os logaritmos, escalas. Outros temas vinculados à inovações
tecnológicas. |
| Referências: |
1 - P.C.P. Carvalho, L. Velho, M. Cicconet, S. Krakowski. Métodos matemáticos e computacionais em música. VISGRAF IMPA, SBMAC 2009.
2 - S. Alves. A Geometria do Globo Terrestre. PIC OBMEP, vol 6.
3 - F.P. Millies. A Matemática dos Códigos de Barra. PIC OBMEP vol 6.
4 - S. Coutinho. Criptogra?a. PIC OBMEP vol 7.
5 - Minicursos da Bienal da SBM
6 - Revista do Professor de Matemática |
|
|