Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECM0302
Nome: TENDÊNCIAS ATUAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: 1. Discussões sobre investigações didáticas das têndencias no ensino de Química na educaçãobásica. 2. Análise dos pressupostos teóricos e didáticos-pedagógicos, limitações e vantagens destes modelos de ensino.
Referências: 1. Nunez, I; Ramalho, B. Fundamentos do ensino-aprendizagem das ciências naturais e matemática: o nosso ensino médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. 2. POZO, J; Gomes - CRESPO. aprender y ensenar ciencias: del conocimiento cotidiano al conocimiento cientifico. Madri: Marata - 1998. 3. Freire, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2004. 4. SILVA, M. G. L.; NEVES, L. S. Instrumentação para o Ensino de química I. Natal: EDUFRN - 2006. 5. LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciências e cotidiano. Rio de Janeiro, 1999. CAMPANARIO, J. M. La ensenanza de las ciencias en peguntas y respuestas. [S.I] : [S.n]. 2001. http://www2.uah.es/jmc/webens. 5. Revista Química Nova na Escola. 6. Revista Ensenanza de las Ciencias.

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