Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECM0203
Nome: FUNDAMENTOS DE CÁLCULO E ANÁLISE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos históricos e conceituais do Cálculo e da Análise. Processo de Ensino e aprendizagem do Cálculo. Aplicações do Cálculo. Habilidades geométricas para o Ensino do Cálculo. Relações conceituais entre o Cálculo e a Análise.
Referências: ALVES, Davis Oliveira; REIS, Frederico da Silva. “ Ensino de funções, limites e continuidade em ambientes educacionais informatizados: uma proposta para cursos de introdução ao cálculo”. In: Encontro Nacional de Educação de Matemática, 10., 2010. Salvador. Anais..., 2010. CD-ROOM. AMORIM, Frank Victor; SOUSA, Giselle Costa de. “O software geogebra: uma alternativa para o cálculo diferencial e integral”. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 5., 2010. Recife. Anais..., 2010. CD-ROOM. ______. “Reflexões sobre o uso das TIC como alternativa para o ensino de Cálculo”. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 5., 2010. Recife. Anais..., 2010. CD-ROOM. ÁVILA, Geraldo. Análise Matemática para Licenciatura. 3. ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2006. ______. O Ensino do Cálculo e da Análise. Matemática Universitária. N33. dez2002. pp.83-95. ______. Limites e derivadas no ensino médio? Revista do Professor de Matemática. 2006, nº60. BARDI, Jason Socrates. A guerra do Cálculo. Tradução: Aluizio Pestana da Costa. Rio de Janeiro: Record, 2008. BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Edgar Blucher, 1974. ______. Tópicos de História da Matemática para o uso em sala de aula: Cálculo. V. 6. São Paulo: Atual editora, 1992. CONTADOR, Paulo Roberto Martins. Matemática: uma breve história. V. 2. 2. ed. São Paulo: Editora livraria da Física, 2006. DINIZ, Maria Ignez. Resolução de problemas e comunicação.In: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. ESCHER, Marco Antonio; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. “O Cálculo e as Tecnologias: perspectivas históricas e de ensino e aprendizagem”. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 5., 2010. Recife. Anais..., 2010. CD-ROOM. SANT’ANA, Marilaine de Fraga; TEDESCO, Priscila. Discussão das Noções de Limite e Infinito. Educação matemática em revista, nº17,ano11. SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos; MENEZES, Josinalva Estácio; BRITO, Josivaldo de Souza; MIALARET JÚNIOR, Marco Aurélio Tomaz. Os obstáculos no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da UFRPE: A disciplina de Cálculo I. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2007. Belo Horizonte. Anais..., Belo Horizonte: UFMG, 2007. CD-ROOM. SILVA, Ivo Pereira da. “As contribuições dos matemáticos dos séculos XVIII, XIX, e XX à disciplina análise matemática”. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 5., 2010. Recife. Anais..., 2010. CD-ROOM. SILVA, Maria Deusa Ferreira da. Problemas e modelos que contribuíram com o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral: dos gregos a Newton. 2010.237f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

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