Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA (17.19)
Código: DFS2093
Nome: MECANISMOS FISIOLÓGICOS DA RESPOSTA AO ESTRESSE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O aluno deverá compreender as bases fisiológicas envolvidas na resposta ao estresse, com ênfase na integração e identificação dos circuitos neurais e hormonais envolvidos. Compreender a relação entre estresse, homeostase e sistema imune. Entender a influência do sexo e das diferenças individuais na expressão da resposta ao estresse.
Referências: Becker, J. B., Breedlove, S. M., Crews, D. & McCarthy, M. M. (2002). Behavioral Endocrinology. Cambridge, The MIT Press, Nelso, R. J. (2000). An Introduction to Behavioral Endocrinology. Massachusetts, Sinauer Associates, Inc.. Cacioppo, J. T., Tassinary, L. G. & Berntson, G. G. (2000). Handbook of Psychophysiology. Cambridge University Press. McCann, S. M., Strnberg, E. M., Lipton, J. M., Chrousos, G. P. , Gold, P. W. & Smith, C. C. (1998) Neuroimmunomodulation: Molecular Aspects, Integrative Systems, and Clinical Advances. Annals of the New Yrok Academy of Sciences.

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