Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (14.25)
Código: ARQ2028
Nome: ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Métodos e Técnicas de ensino do projeto de arquitetura da escola de belas artes até os dias atuais; avaliação da aprendizagem; diferentes experiências no Brasil e no mundo; Atelier aplicado como instrumento de treinamento de docentes.
Referências: BOUDON, P; DESHAYES, P.; POUSIN, F.; SCHATZ, F. Enseigner la Conception Architecturale – Cours d’Architecturologie. Paris: Éditions de laVillette, 2000. CHEIKHROUHOU, A. (org.). Conception d’Architecture – le projet à l´épreuve de l´enseignement. Paris: L´Harmattan, 2002, pp.11-14. DUARTE, C.; RHEINGANTZ, P.A. AZEVEDO, G.; BRONSTEIN, L. O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, Rio de Janeiro: PROARQ/Contracapa Editora, 2007. LARA, F. & MARQUES, S. (org.) Projetar- Desafios e Conquistas da Pesquisa e do Ensino. Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica, 2003. PIÑÓN, H. Curso Básico de Proyectos. Barcelona: Edicions UPC, 2000. PINTO, J.C. Processos e Metodologias de Projecto. Lisboa: Coleção Didactica, Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 2007. SCHON, D. Educando o Profissional Reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000. SCHON, D. The Architectural Studio as an Exemplar for Reflection-in-Action, In. Journal of Architectural Education 38 (1 - 1984) SCHON, D. Designing rule, types and worlds. In. Design Studies. N.21 Cambridge: MIT Press, 1988. RHEINGANTZ, P. A. Arquitetura da Autonomia: Bases Pedagógicas para a Renovação do Atelier de Projeto de Arquitetura. In. Lara, F. e Marques, S. (org.) Projetar - Desafios e Conquistas da Pesquisa e do Ensino. Rio de Janeiro: EVC, 2003. ANAIS DE CONGRESSOS: . PROJETAR . SBQP . ENANPARQ PERIÓDICOS: . Design Studies . Arquitextos - Vitruvius

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.13.5