Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (14.25)
Código: ARQ2026
Nome: RELAÇÕES PESSOA-AMBIENTE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo do relacionamento bidirecional pessoa-ambiente como condicionante da qualidade de vida no ambiente edificado e sua importância para a atividade profissional e a pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. A experiência humana no ambiente construído: percepção, cognição, comportamento sócio-espacial humano, behavior settings, affordances. As relações pessoa-ambiente co fator fundamental para a avaliação social da edificação.
Referências: ARAGONÉS; M; AMÉRIGO (Orgs.). Psicología Ambiental. Madrid: Ediciónes Pirámide, 2010. ARFUCH, L. (Comp.) Pensar este tiempo: espacios, afectos, pertenencias. Buenos Aires: Paidos, 2005. BARKER, R.G. Ecological Psychology: concepts and methods for studying the environment of human behavior. Stanford: Stanford University Press, 1968. Bechtel, R.; Chuchman, A. (Orgs.) Handbook of environmental psychology. NW: John Wileu & Sons. 2002. BECHTEL, R.B. & CHURCHMAN, A. Handbook of Environmental Psychology. NY: John Wiley & Sons, 2002. BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. CAVALCANTE, S.; ELALI, G.A. (Orgs.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011. CERTEAU, M.; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano (V 1 e 2). São Paulo: Vozes.1996. CLAYTON, S.; OPOTOW, S. (Eds.). Identity and the natural environment: the psychological significance of nature. Cambridge: The MIT Press, 2004. GIFFORD, R. Environmental Psychology: principles and practice. Boston: Allyn and Bacon, 1997. GUNTHER, H.; PINHEIRO, J.Q.; GUZZO, R. Psicologia Ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente. São Paulo: Alínea, 2002. KAPLAN, R.: KAPLAN, S. With people in mind: design and management of everyday nature. Washington, DC: Island Press, 1998. MOSER, G.; POL, E.; BERNARD, Y.; BONNES, M.; CORRALISA, J.A.; GIULIANI, M.V. (Eds.) People, places and Sustainability. France: Hogrefe & Huber Publishers, 2002. SCHOGGEN, P. Behavior settings – a revision and extensions of Roger G. Barker´s “Ecological Psychology”. Stanford, California: Stanford University Press, 1989. SPENCER, C. & BLADES, M. (Eds.) Children and their environments: learning, using and a designing spaces. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. STOCKOLS, D.; ALTMAN, I. (Orgs). Handbook of environmental psychology. NY: John Wiley & Sons, 1987. TASSARA, E.T.O; RABINOVICH, E.P.; GUEDES, M.C. (Eds.) Psicologia e Ambiente. São Paulo: EDUC. 2004. TUAN, Yi-fu. Espaço & Lugar: a perspectiva da experiência. SP: DIFEL, 1983. WEISENFELD, E. La vivienda: su evaluacion desde la Psicologia Ambiental. Caracas: Universidad Central de Venezuela / Consejo de Desarrollo Cientifico y Humanistico, 1995. ANAIS DE CONGRESSOS: • Congresos de Psicología Ambiental (Espanha/Lisboa) • Environmental Design Research Association (EDRA) • International Association of People-Environment Studies (IAPS) • PROJETAR • Simpósio Brasileiro de Qualidade de Projeto PERIÓDICOS • Ecopsychology • Environment and Behavior • Estudos de Psicologia • Journal of Environmental Psychology Psicologia USP

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.13.8