Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (14.25)
Código: ARQ2003
Nome: SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO I
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Revisão do PLANO DE TRABALHO apresentado pelo mestrando para ingresso no PPGAU/UFRN por meio da discussão de conceitos e ferramentas de apoio pertinentes às temáticas trabalhadas. Embasamento epistemológico e teórico-conceitual, definição dos principais elementos do projeto científico (delineamento de problema, estudos de casos/referências afins, estado da arte, objetivos e base metodológica). Desenvolvimento por meio de aulas expositivas, palestra e seminários com participação dos orientadores. Produto esperado para o semestre: redefinição do plano de trabalho, indicação precisa de objeto/objetivos, aprofundamento do estado da arte.
Referências: INDICAÇÕES VARIÁVEIS EM FUNÇÃO DO INTERESSE DO GRUPO. ANDRE, M. Técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência? São Paulo: USP/ Cadernos, CERU, 1991. AZEVEDO, I. B. O prazer da produção cientifica. Piracicaba: UNIMEP. 1993. BASTOS, l. ET AL. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1995. CERVO, A L.; BERVIAN, P. A Metodologia Científica. São Paulo: Makron Books, 1996. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995. CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006. DIEHL, A. A.; TATIM, D.C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas – métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2003. HAGUETTE, T. M. F. Metodologia qualitativa na sociologia. Rio de Janeiro: Vozes, 1992. JACOBINI, M.L.P. Metodologia do trabalho acadêmico. Campinas: Alínea, 2004. JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992. KHOURY, Y. A. Uma nova perspectiva de história social. São Paulo: PUC, 1993. LENTIN, J.P. Penso, logo me engano – breve histórico do besteirol científico. São Paulo: Ática, 1996.. MACHADO, A. R.; LOSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, G. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 1994. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec. 1993. MINAYO, M. C. S.. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes. 1994. MUCCHIELLI. Alex. Les méthodes qualitatives. 2.ed. Paris: Puf, 1994. PIRES, I. J. B. A estatística à luz do cotidiano. Fortaleza: UNIFOR, 2000. QUEIROZ, M. I. P. O pesquisador, o problema de pesquisa e a escolha de técnicas: algumas reflexões. São Paulo: USP/Caderno CERU, 1993. REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgard Blucher, 1993. SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa. São José do Rio Preto, SP: Bluecom, 2010. SILVA, E.; TAFNER, E. P.; FISCHER, J.; TAFNER, M. A. Metodologia do trabalho acadêmico. Curtiiba: Juruá, 2010. SIMSON, O, R, M, von. (Org). Os desafios contemporâneos da história oral. Campinas: UNICAMP, 1996. SINGLY, F.. L'Enquete et ses methodes: le questionnaire. Paris: Nathan, 1992. SOUZA, I. S. F. A sociedade, o cientista e o problema de pesquisa. São Paulo: HUCITEC, 1993.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.14.16_1