| Ementa/Descrição: |
Componente curricular desenvolvido de forma integrada ao componente SAÚDE DA CRIANÇA-EIXO HABILIDADES E COMUNIDADE, por meio de sessões tutoriais utilizando a metodologia PBL (Problem Based Learning) e conferências sobre os seguintes conteúdos: Elementos teóricos do desenvolvimento físico e psicossocial da criança e do adolescente. Aleitamento materno. Características básicas da anamnese e do exame físico pediátrico. A consulta médica com o adolescente (anamnese e exame físico, com ênfase para os aspectos antropométricos e de maturação puberal). Promoção da saúde da criança e do adolescente. Problemas relacionados com o crescimento, o estado nutricional, o desenvolvimento neuropsicomotor, desenvolvimento puberal, a alimentação e a condição vacinal de crianças e adolescentes. Principais sinais e sintomas relacionados às afecções dos diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, bem como suas peculiaridades na criança. Relacionamento médico-criança-família. Aspectos fisiopatológicos, epidemiológicos e clínicos das doenças mais prevalentes em pediatria: diarreia aguda; asmas; bronquiolite; desidratação e distúrbios hidreletrolíticos; doenças exantemáticas; febre sem sinais localizatórios; infecção de partes moles; infecção do trato urinário; infecções de vias aéreas superiores; meningites; pneumonias; convulsão; afecções dermatológicas; desnutrição e anemia; afecções otorrinolaringológicas; afecções nefrológicas; oncologia pediátrica; doenças do trato gastrointestinal; doenças reumatológicas; dermatoses mais frequentes na infância; síndromes ictéricas no período neonatal; teste do pezinho; doenças respiratórias no período neonatal; doenças infecciosas no período neonatal; cardiopatias congênitas; afecções oftalmológicas; principais afecções cirúrgicas na infância e adolescência; imunodeficiência; transtornos psiquiátricos (TEA, TDAH). |