Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
CCET - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA (12.06) |
| Código: |
MAT0359 |
| Nome: |
HISTORIA DA EDUCAÇAO MATEMATICA |
| Carga Horária Teórica: |
30 h. |
| Carga Horária Prática: |
60 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
90 h. |
| Pré-Requisitos: |
( ( MAT0332 ) )
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
( MAT1526 )
|
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO INTEGRADO AO CORPO DE CONHECIMENTOS GERAIS NAS SOCIEDADES PRÉ-HISTÓRICAS. A EDUCAÇÃO DO JOVEM NAS SOCIEDADES ANTIGAS. O GRADATIVO ESTABELECIMENTO DA MATEMÁTICA COMO UM CORPO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICO. PITÁGORAS E PLATÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA. A MATEMÁTICA NA IDADE MÉDIA. AS PROPOSTAS DE RENOVAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA IDADE MODERNA. OS ENCICLOPEDISTAS FRANCESES. ALÉXIS CLAUDE CLAIRAUT. O PRIMEIRO MOVIMENTO INTERNACIONAL PARA A MODERNIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NO BRASIL. ANÍSIO TEIXEIRA. A HISTÓRIA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. MONTESSORI. DIENES. OFICINAS COM POSSÍVEIS APLICAÇÕES NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ENSINO. |
|
|
|
|