Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA (11.32.29.13)
Código: ETIM0007
Nome: PRECEPTORIA E QUESTÕES DE ENSINO EM SAÚDE I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O estágio em Preceptoria visa introduzir o mestrando em atividades de preceptoria em cenários de práticas nos quais ele está inserido como profissional de saúde, nos diferentes níveis de atenção à saúde. Dessa forma, possibilitará o desenvolvimento de competências pedagógicas para o exercício da preceptoria, por meio da educação para o trabalho em serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. A preceptoria realizada pelo mestrando será dirigida a estudantes de graduação. O mestrando será supervisionado pelo docente responsável pelo componente curricular oferecido na graduação.
Referências: BELLODI PL, MARTINS MA. Tutoria: mentoring na formação médica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. BOLLELA, V.R. et al. (orgs.). Educação baseada na comunidade para as profissões da saúde: aprendendo com a experiência brasileira. São Paulo-Ribeirão Preto: FUNPECEditora, 2014. BOTTI, Sérgio Henrique de Oliveira; REGO, Sérgio. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis?. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 363-373, Sept. 2008. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 36 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 43 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. KOIFMAN, L.; SAIPPA-OLIVEIRA, G. (orgs.). Cadernos do preceptor: histórias e trajetórias. - Rio de Janeiro: CEPESC. IMS-UERJ. ISC- UFF. ABRASCO, 2014. LYTH GM. Clinical supervision: a concept analysis. J Adv Nurs 2000;31(3):722-729. MILLS JE, FRANCIS KL, BONNER A. Mentoring, clinical supervision and preceptoring: clarifying the conceptual definitions for Australian rural nurses. A review of the literature. Rural Remote Health 2005;5(3):410. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2001. PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e competências em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. PINTO, Tiago Rocha; CIRYNO, Eliana Goldfarb. Profissionais de saúde como professores: tensões e potências nas práticas de ensino na atenção primária à saúde. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. REGO, S. A formação ética dos médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos. Rio de Janeiro: Editora FIOCUZ, 2003. RIBEIRO, E.C.O. Exercício da preceptoria: espaço de desenvolvimento de práticas de educação permanente. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2012;11 (Supl. 1):77- 81. SIEGEL BS. A view from the residents: effective preceptor role modeling is in. Ambul Pediatr 2004;4(1):2-3. TALAAT, W.; LADHANI, Z. (editors). Community based education in health professions: global perspectives. Genebra: WHO, 2014. TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo: Ed. Phorte, 2010.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.14.16_1