Referências: |
BELLODI PL, MARTINS MA. Tutoria: mentoring na formação médica. São Paulo: Casa do
Psicólogo, 2005.
BOLLELA, V.R. et al. (orgs.). Educação baseada na comunidade para as profissões da
saúde: aprendendo com a experiência brasileira. São Paulo-Ribeirão Preto: FUNPECEditora,
2014.
BOTTI, Sérgio Henrique de Oliveira; REGO, Sérgio. Preceptor, supervisor, tutor e mentor:
quais são seus papéis?. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 363-373, Sept.
2008.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 36 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 43 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
KOIFMAN, L.; SAIPPA-OLIVEIRA, G. (orgs.). Cadernos do preceptor: histórias e trajetórias. -
Rio de Janeiro: CEPESC. IMS-UERJ. ISC- UFF. ABRASCO, 2014.
LYTH GM. Clinical supervision: a concept analysis. J Adv Nurs 2000;31(3):722-729.
MILLS JE, FRANCIS KL, BONNER A. Mentoring, clinical supervision and preceptoring:
clarifying the conceptual definitions for Australian rural nurses. A review of the literature. Rural
Remote Health 2005;5(3):410.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO,
2001.
PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e competências
em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
PINTO, Tiago Rocha; CIRYNO, Eliana Goldfarb. Profissionais de saúde como professores:
tensões e potências nas práticas de ensino na atenção primária à saúde. São Paulo: Cultura
Acadêmica, 2014.
REGO, S. A formação ética dos médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros)
nas mãos. Rio de Janeiro: Editora FIOCUZ, 2003.
RIBEIRO, E.C.O. Exercício da preceptoria: espaço de desenvolvimento de práticas de
educação permanente. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2012;11 (Supl. 1):77-
81.
SIEGEL BS. A view from the residents: effective preceptor role modeling is in. Ambul Pediatr
2004;4(1):2-3.
TALAAT, W.; LADHANI, Z. (editors). Community based education in health professions: global perspectives. Genebra: WHO, 2014.
TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida
de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo: Ed. Phorte, 2010. |