Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (11.25.00.06) |
| Código: |
MPI022 |
| Nome: |
RECURSOS NATURAIS, INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO |
| Carga Horária Teórica: |
45 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
45 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Método de Avaliação: |
CONCEITO |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Recursos naturais renováveis e não renováveis. O impacto de uma inovação. Sustentabilidade = preservação?. O meio ambiente tem um preço?. Industrialização, problemática ambiental e políticas ambientais. Legislação ambiental, aspectos básicos. Sistemas de gestão ambiental e sustentabilidade: otimização de recursos, ciclo de vida de produtos, produção mais limpa. Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. Tecnologia x recursos naturais – prospectando oportunidades em nossa região. Ecossistemas: dentro da empresa e fora da empresa. Desenvolvimento das relações humanas – trabalhando em grupo. Fluxo da informação e tecnologia da informação. |
| Referências: |
MAX-NEEF, M., Escala de Desenvolvimento Humano: Concepção, Aplicação e as Novas reflexões, 1991. ESTEVES , S . A . P . (coord .) . O dragão e a borboleta: sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios. Axis Mundi: AMCE. São Paulo, 2000 . WERBACH., Estratégia para a Sustentabilidade, 2009. SILVA, C. L., Desenvolvimento sustentável – Um modelo analítico, integrado e adaptativo. Vozes. Petrópolis, 2006. MAXIMIANO, A. C. A., Introdução à Administração. Atlas, 7ed, 2010. |
|
|
|
|
|
|