Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (16.72)
Curso: FISIOTERAPIA/CCS - NATAL - BACHARELADO
Código: PGF0029
Nome: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Carga Horária Teórica: 120 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 120 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Desenvolvimento do raciocínio técnico-científico quanto aos procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção da linguagem oral e escrita nos transtornos do neurodesenvolvimento. Instrumentos e protocolos de avaliação padronizados, validados e normatizados no Brasil para cada um dos diferentes quadros. Interface entre saúde e educação. Influência da intervenção precoce e resposta à intervenção sobre o desenvolvimento humano no ganho de habilidades comunicativas, escolares e de inclusão social.
Referências: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-V. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 2. ANDRADE, C. R. F. Fluência. In: ANDRADE, C. R. F.; BEFI-LOPES, D. M.; FERNANDES, F. D. M.; WERTZNER, H. F. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. 2 ed. Barueri (SP): Pró-Fono, 2004. 3. DIAS, N.M.; MALLOY-DINIZ, L.F. Funções Executivas: modelos e aplicações. Coleção Neuropsicologia na prática clínica. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2020. 4. FONSECA, R.P.; SEABRA, A.G.; MIRANDA, M.C. Neuropsicologia Escolar. Coleção Neuropsicologia na prática clínica. São Paulo: Clinical, 2020. 5. GIACHETI, C. M. Avaliação da fala e da linguagem: perspectivas interdisciplinares em Fonoaudiologia. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. 6. LAMÔNICA, D. A. C.; BRITTO, D. B. O. (org.). Tratado de linguagem: perspectivas contemporâneas. Ribeirão Preto: Booktoy, 2016. 7. LIMA, M. M. O. et al. Atuação clínica fonoaudiológica no cuidado às pessoas que gaguejam. In: ARAÚJO, A. N.; LUCENA, J. A.; STUDART-PEREIRA, L. Relatos de Experiências em Fonoaudiologia. Recife: Editora UFPE, 2020. 8. PERNAMBUCO, L.A.; ASSENÇO, A.M.C. Fonoaudiologia: avaliação e diagnóstico. Rio de Janeiro: Thieme Revinter Publicações, 2021. 9. SEABRA, A.G.; DIAS, N.M. Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: linguagem oral. Vol. 2. São Paulo: Memnon, 2012. 10. ______________________ Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: atenção e funções executivas. São Paulo: Memnon, 2012.

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