| Ementa/Descrição: |
Evolução e Contexto dos Jogos na Sociedade; Estudo dos Efeitos e Repercussões Proporcionadas pelos Jogos; Organização das Relações Através dos Jogos; Relacionamento dos Jogos com Campos de Investigação (educação, trabalho, mobilidade, política, linguagem, corpo, violência, diversidade, metrópoles, jovens, mídias, inclusão, aparatos cognitivos, subjetividades, arte, entre outros); Gêneros dos Jogos; Fundamentos do Design de Jogos (mecânicas, narrativas e personagens). |
| Referências: |
FERRARA, J.: Playful Design. 1ª ed., Rosenfeld Media, 2012. ISBN: 978-1933820149.
FLANAGAN, M.; NISSENBAUM, H.: Values at Play in Digital Games. Massachusetts: MIT Press, 2014.
FULLERTON, T.: Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games. CRC Press, 2008. ISBN: 978-0240809748.
KOSTER, R.: A Theory of Fun for Game Design. 2ª ed., Paraglyph Press, 2013. ISBN 978-1449363215.
MCGONIGAL, J.: A Realidade em Jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. 1ª ed., BestSeller, 2012. ISBN 978-8576845225.
RABIN, S.: Introdução ao Desenvolvimento de Games: entendendo o universo dos games, vol.1. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
SALEN, K.; ZIMMERMAN, E.: Regras do Jogo: fundamentos do design de jogos - principais conceitos, vol.1. São Paulo: Blucher, 2012.
SALEN, K.; ZIMMERMAN, E.: Regras do Jogo: fundamentos do design de jogos - cultura, vol.4. São Paulo: Blucher, 2012.
SCHUYTEMA, P.: Design games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning, 2011. ISBN: 9788522106158. |