Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA (17.19)
Código: DFS2124
Nome: COGNIÇÃO SOCIAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Um grande cérebro relativo ao tamanho do corpo é, certamente, a adaptação humana mais festejada. Nos últimos 40 anos três pressões diferentes, não mutuamente excludentes, foram propostas para explicar o aumento do tamanho relativo do cérebro em diversos clados: mapas cognitivos, extração de alimentos de difícil acesso e vida em grupo. Nesta disciplina iremos discutir os argumentos apresentados por cada hipótese e os estudos que as comprovam ou refutam. Na segunda parte da disciplina serão discutidos os indicadores da inteligência social, com base em exemplos experimentais e em estudos de campo com diferentes animais.
Referências: Barret, Dunbar e Lycett (2002): Human Evolutionary Psychology Laland, K & Brown, G. Sense & Non-sense – evolutionary perspectives on Human behaviour. Oxford Univeristy Press Byrne, R. (1995). The Thinking Ape - Evolutionary origins of intelligence. Oxford University Press, Oxford. Byrne, R. & Whiten, A. (1988). Machiavellian Intelligence: Social expertise and the evolution of intellect in monkeys, apes, and humans. Oxford Science Publications. de Waal, FBM., & Tyack, PL. (2003). Animal social complexity: Intelligence, culture, and individualized societies. Cambridge: Harvard University Press. Tomasello e Call (1997) Primate Cognition. Oxford university press, 517p Whiten, A & Byrne, R. (1997) Machiavellian intelligence II – extensions and evaluations. Cambridge University Pres, Cambridge.

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