Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMA (17.42)
Código: DDM1004
Nome: MEIO AMBIENTE E INTERDISCIPLINARIDADE
Carga Horária Teórica: 90 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 90 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Historicidade, ortodoxia e heterodoxia dos programas científicos de pesquisa socioambiental. Simplicidade e complexidade na produção de conhecimentos e as interações da sociedade e o meio ambiente. Teoria de sistemas, caos, fractais e outros padrões irregulares de formatação do projeto. Relação entre saber, poder e prazer na intencionalidade científica ambientalista. Modernidade, contemporaneidade e ressignificacão transdisciplinar como perspectiva metodológica para a pesquisa ecopolítica. Reducionismo, holismo e transversalidade nas práticas científicas sistêmicas. Heurística, funções, processos e produtos superadores da disciplinaridade. Ética, ciência, política e o sagrado: a triangulacão de dados e a lógica do terceiro incluído na operacionalização da pesquisa supradisciplinar. Processos de pesquisa interdisciplinar.
Referências: BACHELARD, G. Le nouvel esprit scientifique. 4ª ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1991. BASTOS FILHO, J. B. Reducionismo: uma abordagem epistemológica. Maceió, Editora Universidade Federal de Alagoas: EDUFAL, 2005. FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves Editora, 1997. FLORIANI, D. Marcos conceituais para o desenvolvimento da interdisciplinaridade: interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. 6ª Ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2000. FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo, Martins Fontes, 1999. HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990. LAKATOS, I. & MUSGRAVE, A. (Org). A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo, Ed. Cultrix e Editora da Universidade de São Paulo, 1979. LATOUR, B. Ciência em ação. São Paulo, Editora UNESP, 2000. LEFF, E. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. In: Interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. LÉVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo, edições Loyola, 1998. MORIN E. Introducción al pensamiento complejo. Barcelona, Espana: Editorial Gedisa, 1994. MORIN, E. La méthode 5: l´identité humaine. Paris: Éditions du Seuil, 2001. PRIGOGINE, I. La fin des certitudes. Paris: Editions Odile Jacob, 1996. SILVA, D. J. da. O paradigma transdisciplinar: uma perspectiva metodológica para a pesquisa ambiental. In: Interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. TERRA, P. S. Pequeno manual do anarquista epistemológico. Ilhéus, Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2000. ZANONI, M. Práticas interdisciplinares em grupos consolidados. In: Interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000.

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