Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS (10.89.00.05) |
Código: |
NEU0008 |
Nome: |
FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIAS |
Carga Horária Teórica: |
90 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
90 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Método de Avaliação: |
CONCEITO |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Neste curso pretendemos introduzir aos alunos os fundamentos das neurociências, fornecendo um panorama das suas bases conceituais e do seu
estado da arte. Através da leitura e discussão de textos, abordaremos tópicos como a evolução do sistema nervoso, o processamento sensorial, o
controle de movimentos e as funções integrativas como a memória, o aprendizado, a emoção e a atenção. |
Referências: |
Principles of Neural Science (2000) E.R. Kandel, J.H. Schwartz, T.M. Jessel. Editora: McGraw-Hill. New York.
Neuron (1997) 18: 529?537;Proc. Natl. Acad. Sci. USA (1999) 96: 8200?8205; Nature Neurosci. (1998) 1: 621-630
Cognitive Neuroscience - The Biology of the Mind (1998) M.S. Gazzaniga, R.B. Ivry, G.R. Mangun. Editora: W W Norton & Company. New York.
Current Opinion in Neurobiology 2002, 12:448?454; Neuroscience 127 (2004) 207?221 |
|