Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS (10.89.00.05)
Código: NEU0004
Nome: EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O objetivo do curso é discutir as forças que atuam na evolução do cérebro dos vertebrados. Os seguintes tópicos serao abordados: -Transicao dos sinapsideos para os mamiferos -Evolucao dos cerebros grandes -Relacoes alometricas do cerebro dos mamiferos -As cinco hipóteses da evolução do cérebro: epifenomenômeno, ecológica, social, desenvolvimento, e buffer cognitivo. -Evolucao do cerebro dos hominideos -A rede de genes reguladores e a evolucao do cerebro
Referências: Allman, John Morgan. Evolving Brains. New York, NY: Scientific American Library: Distributed by W. H. Freeman and Co., 1999. ISBN: 0716750767. Dunbar, R.I.M and Schultz, Suzanne. Understanding primate brain evolution, Phil Trans R Soc B, 362: 649-658, 2007. Dunbar, R.I.M and Schultz, Suzanne. Evolution in the Social Brain, Science, 317: 1344-1347, 2007. Butler, Ann B., and William Hodos. Comparative Vertebrate Neuroanatomy: Evolution and Adaptation. New York, NY: Wiley-Liss, 1996. ISBN: 0471888893 Dawkins, R. The Blind Watchmaker. New York: Norton, 1986. Hauser, M. The Evolution of Communication. Cambridge, MA: MIT Press, 1996. Pollard, Catherine S. et al. An RNA gene expressed during cortical development evolved rapidly in humans. Nature 443:167-172, 2006. Sol, D. Revisiting the cognitive buffer hypothesis for the evolution of large brains. Biol Lett, 23: 130-133, 2009. Striedter, Georg F. Principles of Brain Evolution. Sunderland, MA: Sinauer Associates, 2005. ISBN: 0878938206

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