Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (12.88.00.05)
Código: QUI2071
Nome: PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina visa o estudo crítico e rigoroso dos conceitos da Química geral, de modo a colaborar com a ampliação dos horizontes do conhecimento já estabelecidos no discente e suas relações fundamentais (avançadas) no ensino de química, se utilizando dos conteúdos e temas relevantes, associados ao cotidiano do ser humano que tenham conotação química. Utilização dos temas estruturadores do ensino de química, modelos de aprendizagem e principais tendências da pesquisa no ensino de química. As discussões serão realizadas a partir dos conceitos em livros de química e de artigos de periódicos científicos de divulgação nacional e internacional.
Referências: ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química. São Paulo: Bookman, 2005. BROWN, T. L. et. al. Química: a ciência central. Trad. R. M. Matos. 9. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005. DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. A. e PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Ed Cortez. 2002. KOTZ, J. C. Química geral 1 e reações químicas. Trad. F. M. Vichi. 5. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005a. v 1.______. Química geral 2 e reações químicas. Trad. F. M. Vichi. 5. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005b. v 2. MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2000. NÚÑEZ, I.B.; RAMALHO, B. L. Fundamentos do ensino-aprendizagem de ciências naturais e da matemática: o novo ensino médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. PARENTE, L. T. S. Bachelard e a Química: No ensino e na Pesquisa. Fortaleza: Ed. da Universidade Federal do Ceará/Stylus Publicações, 1990. POZO, J.I. GOMÉZ-CRESPO, M.A. Aprender y enseñar ciencias. Madri: Morata, 2000. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Rio Grande do Sul: Inijuí, 2000. SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, 25, 1, 14-24, 2002.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.14.16_1