Referências: |
AXELOS, Kostas. Métamorphoses. Paris: Éditions de Minuit, 1991.
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.
___________. Para uma Crítica da Economia Política do Signo. Lisboa: Edições 70, 1981.
BARBERO-MARTIN, Jésus. Dos Meios às Mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A Aventura da Modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BRITTOS, Valério Cruz; BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (Orgs). Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. São Paulo: Paulus, 2005.
COELHO, Maria das Graças Pinto. Cidadania, Consumo e Mídia na Intenção Educativa. Revista Educação em Questão, Natal, v. 14/15/16/17/18, n. 4, p.19-35, 2003.
CORRIGAN, Peter. The Sociology of Consumption. Londres: Sage Publications, 1998.
CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos. Conflitos Multiculturais da Globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1995.
____________. Diferentes, Desiguais e Desconectados. Mapas da Interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2007.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A Era da Informação, Economia, Sociedade e Cultura. Vol. I, Paz e Terra: São Paulo, 2000.
FEATHERSTONE, Mike. O Desmanche da Cultura. Globalização, Pós-modernismo e Identidade. São Paulo: Studio Nobel, 1997.
FONTENELLE, Isleide Arruda. O Nome da Marca. McDonalds, Fetichismo e Cultura Descartável. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
GOLDING, P. et AL. Culture, Communications, and Political Economy. In News. a Reader. Great Britain: Oxford Press, 2002.
GIDDENS, Anthony. Runaway World. How Globalization is Reshaping our Lives. Londres: Profile Books, 2000.
HABERMAS, Jürgen. Mudança na Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
____________. The Fhilosophical Discourse of Modernity. Cambridge: Polity Press, 1987.
____________. Para a Reconstrução do Materialismo Histórico. São Paulo: Brasiliense, 1990.
JAMBEIRO, Othon; BRITTOS, Valério Cruz ; BENEVENUTO Jr, Álvaro (Orgs) . Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia. Salvador: Edufba, 2005.
JAMESON, Frederic. A Cultura do Dinheiro. Ensaios sobre a Globalização. Petrópolis: Vozes, 2001.
HIRATA, Helena. Da Polarização das Qualificações ao Modelo da Competência. In FERRETTI, Celso et. al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1998.
HOLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C., FRANÇA, Vera Veiga (Orgs). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru: Edusc, 2002.
MATTELART, Armand. História da Sociedade de Informação. São Paulo: Loyola, 2003.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.
SOUSA. Mauro Wilton de. Recepção Midiática e Espaço Público. Novos Olhares. São Paulo: Paulinas, 2006.
THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Teoria Social Crítica na Era dos Meios de Comunicação de Massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
___________. A Mídia e a Modernidade. Uma Teoria Social da Mídia. Petrópolis: Vozes, 2002 |