Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA (13.87)
Código: PEM0019
Nome: ECONOMIA POLÍTICA DA MÍDIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordagem dos meios de comunicação e informação enquanto instituição social. Interrelaciona, criticamente, cultura, comunicação midiática e economia política. Articula o equilíbrio entre as esferas públicas e privadas e partimentaliza, metodologicamente, mídia, consumo e mercado. A comunicação midiática e as relações de poder entre grupos humanos assimétricos; a produção da informação e a comunicação na sociedade de consumo midiatizada.
Referências: AXELOS, Kostas. Métamorphoses. Paris: Éditions de Minuit, 1991. BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1995. ___________. Para uma Crítica da Economia Política do Signo. Lisboa: Edições 70, 1981. BARBERO-MARTIN, Jésus. Dos Meios às Mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003. BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A Aventura da Modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1999. BRITTOS, Valério Cruz; BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (Orgs). Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. São Paulo: Paulus, 2005. COELHO, Maria das Graças Pinto. Cidadania, Consumo e Mídia na Intenção Educativa. Revista Educação em Questão, Natal, v. 14/15/16/17/18, n. 4, p.19-35, 2003. CORRIGAN, Peter. The Sociology of Consumption. Londres: Sage Publications, 1998. CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos. Conflitos Multiculturais da Globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1995. ____________. Diferentes, Desiguais e Desconectados. Mapas da Interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2007. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A Era da Informação, Economia, Sociedade e Cultura. Vol. I, Paz e Terra: São Paulo, 2000. FEATHERSTONE, Mike. O Desmanche da Cultura. Globalização, Pós-modernismo e Identidade. São Paulo: Studio Nobel, 1997. FONTENELLE, Isleide Arruda. O Nome da Marca. McDonald’s, Fetichismo e Cultura Descartável. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002. GOLDING, P. et AL. Culture, Communications, and Political Economy. In News. a Reader. Great Britain: Oxford Press, 2002. GIDDENS, Anthony. Runaway World. How Globalization is Reshaping our Lives. Londres: Profile Books, 2000. HABERMAS, Jürgen. Mudança na Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. ____________. The Fhilosophical Discourse of Modernity. Cambridge: Polity Press, 1987. ____________. Para a Reconstrução do Materialismo Histórico. São Paulo: Brasiliense, 1990. JAMBEIRO, Othon; BRITTOS, Valério Cruz ; BENEVENUTO Jr, Álvaro (Orgs) . Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia. Salvador: Edufba, 2005. JAMESON, Frederic. A Cultura do Dinheiro. Ensaios sobre a Globalização. Petrópolis: Vozes, 2001. HIRATA, Helena. Da Polarização das Qualificações ao Modelo da Competência. In FERRETTI, Celso et. al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1998. HOLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C., FRANÇA, Vera Veiga (Orgs). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001 KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru: Edusc, 2002. MATTELART, Armand. História da Sociedade de Informação. São Paulo: Loyola, 2003. SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002. SOUSA. Mauro Wilton de. Recepção Midiática e Espaço Público. Novos Olhares. São Paulo: Paulinas, 2006. THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Teoria Social Crítica na Era dos Meios de Comunicação de Massa. Petrópolis: Vozes, 1995. ___________. A Mídia e a Modernidade. Uma Teoria Social da Mídia. Petrópolis: Vozes, 2002

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