Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES (18.22) |
| Código: |
DED0016 |
| Nome: |
ESTUDOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
| Carga Horária Teórica: |
60 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
( ( ESE0403 ) OU ( DED0403 ) ) OU ( LMC0055 )
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
Estudo das relações entre Filosofia e Educação no transcurso da História do Pensamento Ocidental do período da Antiguidade Clássica à Modernidade. Compreensão histórico-crítica dos Paradigmas filosóficos subjacentes às práticas educativas, particularmente do Renascimento aos dias atuais (Idade Moderna e Contemporânea). Análises dos estudos histórico-filosóficos da educação para a aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Inserção do componente curricular na Leitura Interdisciplinar Acadêmica e Literária semestral e na Pesquisa Interdisciplinar Prática a ser realizada em ambientes escolares e não escolares. |
|
|
|
|
|
|