Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (15.70)
Código: PGF0008
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR II
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora, implementação de metodologias ativas no Ensino Superior. Gamificação, Design Thinking.
Referências: BACICH, L.; MORAN. J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. 2. BRANCH, R. M., DOUSAY, T. A. Survey of Instructional Design Models, Association for Educational Communications and Technology. Bloomington: AECT. 2015. 3. RODEGHIERO, C.C., SPEROTTO, R.I., ÁVILA, C.M.O. Aprendizagem criativa e Scratch: possibilidades metodológicas de inovação no Ensino Superior . Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 1, p. 188-207, jan./abril. 2018. 4. TAKAHASHI, E. K., & CARDOSO, D. C. Experimentação Remota em Atividades de Ensino Formal: um Estudo a Partir de Periódicos Qualis A. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 185–208. 2020. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4214. 5. ALVES, F. Gamification – 2ª edição revisada e ampliada: Como Criar Experiências De Aprendizagem Engajadoras. DVS Editora, 2015. 6. CAMARGO, F., DAROS, T. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo. Editora Penso, 2018. 7. BERGMANN, J, SAMS, A. Sala de Aula Invertida - Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Editora GEN/LTC, 2016. 8. BENDER, W.N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. Editora Penso, 2014.
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( DFS0020 OU FAR0005 ) ATIVO 21/12/2025
( DFS0020 OU FAR0005 ) INATIVO 12/11/2010 20/12/2025
( DFS0020 OU FAR0005 ) INATIVO 12/11/2010 09/07/2017
( DFS0020 OU FAR0005 ) INATIVO 08/06/2009 09/07/2017
( DFS0020 OU FAR0005 ) INATIVO 04/06/2010 09/07/2017
( DFS0020 OU FAR0005 ) INATIVO 20/07/2009 09/07/2017
( DFS0020 ) INATIVO 28/05/2009 09/07/2017
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( DBF0011 ) OU ( DBF0061 ) ATIVO 21/12/2025
( DBF0011 ) INATIVO 12/11/2010 20/12/2025
( DBF0011 ) INATIVO 12/11/2010 09/07/2017
( DBF0011 ) INATIVO 04/06/2010 09/07/2017
( DBF0011 ) INATIVO 20/07/2009 09/07/2017

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