Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA (13.87)
Código: PEM0002
Nome: METODOLOGIAS DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Metodologia científica e abordagens metodológicas das Ciências Sociais e das Ciências da Linguagem. Métodos de procedimento; Técnicas de Pesquisa; Técnicas de análise de sentidos; Metodologia específica para pesquisa em Comunicação Midiática; Contextualização social dos elementos do processo da Comunicação Midiática; delimitação do campo da Mídia; Principais referenciais teórico-metodológicos de pesquisa; Formatação do projeto de dissertação.
Referências: BOURDIEU, Pierre et aI. A Profissão de Sociólogo. Petrópolis: Vozes,1999. BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. In ORTIZ, Renato (Org). Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983. CAPPARELLI, Sérgio; STUMPF, Ida. El campo académico de la comunicación, revisitado. ln: LOPES, M.I. V e FUENTES, R.(Orgs). Comunicación: Campo y Objeto de Estudio. Guadalajara: Iteso, 2001 ECO, Umberto. James Bond. Uma Combinatória Narrativa. ln.: BARTHES, Roland. et aI. Análise Estrutural da Narrativa. Petrópolis: Vozes, 1976. GOLDING, Peter. (Org). Researching Communications – A Pratical Guide to Methods in Media and Cultural Analysis. Londres: Arnold, 2000. GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. São Paulo: Ed. Unesp,1991. GIDDENS, Anthony. Un Mundo Desbocado. Madri: Taurus, 2000. HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1993. IANNI, Octavio. GlobaIização: Novo Paradigma das Ciências Sociais. Estudos Avançados, São Paulo: USP/IEA, Vol. 8,21, 1994. JAMESON, Frederic. Notas sobre a GlobaIização como Questão Filosófica. ln: A Cultura do Dinheiro. Ensaios sobre a Globalização. Petrópolis: Vozes, 2001. LOPES, Maria Immacolata V. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 2002. _______________. Por um Paradigma Transdisciplinar para o Campo da Comunicação. In: Dowbor, Ladislau et al (Orgs.) Desafios da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2001a. _______________. O Campo da Comunicação: reflexões sobre seu estatuto disciplinar. Revista USP, 48, 2001b.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.13.5