Referências: |
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1995.
BAITELLO, Norval. O animal que parou os relógios. São Paulo: Annablume, 1997.
BAUDRILLARD, Jean. A troca simbólica e a morte. Vol. I. Lisboa: Edições 70, 1996.
__________________. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.
BENJAMIN, Walter. Imaginación y sociedad. Madri: Taurus ediciones, 1980.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BETH, Hanno; PROSS, Harry. Introducción a la ciencia de la comunicación. Barcelona: Anthropos, 1990.
BOUGNOUX, Daniel. Introdução às ciências da informação e da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
______________. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
BRETON, Philippe; PROULX, Serge. Sociologia da comunicação. São Paulo: Loyola, 2002.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
CANCLINI, Néstor G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1999.
CANEVACCI, Massimo. Culturas extremas: mutações juvenis nos corpos da metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
__________________. Fim de Milênio. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
COHN, Gabriel (Org). Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.
CYRULNIK, Boris. Os alimentos do afeto. São Paulo: Ática, 1995.
DÉBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
DEBRAY, Régis. Curso de Midiologia Geral. Petrópolis: Vozes, 1993.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DIZARD JR., Wilson. A nova mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2000.
ECO, Humberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. Elementos para uma teoria dos meios de comunicação. São Paulo: Conrad, 2003.
FABRIS, Annateresa; KERN, Maria Lúcia Bastos (Orgs). Imagem e conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2006.
FAUSTO NETO, Antonio. Desmontagens de sentidos - leituras de discursos midiáticos. João Pessoa : Editora Universitária da UFPB, 2001.
_____________. Mídias e Recepção. São Leopoldo: UNISINOS - PPGCC / COMPÓS, 1999.
FAUSTO NETO, Antonio (Org). Os mundos da mídias: reflexões metodológicas sobre produção de sentidos midiáticos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2006.
____________ (Org). Interação e Sentidos no Ciberespaço e na Sociedade: Compós Volume 2. Porto Alegre - RS: EdiPUCRS - Famecos, 2001.
FAUSTO NETO, Antonio; VERON, Eliseo; RUBIM, Antônio Albino (Orgs). Lula Presidente: Televisão e política na campanha eleitoral. São Paulo: Hacker, 2003.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Delta, 1974, Vol. IX.
GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (Orgs). Leituras do corpo. São Paulo: Annablume, 2003.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Unesco, 2003.
____________. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
HOLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C., FRANÇA, Vera Veiga (Orgs). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001
KAMPER, Dietmar. A estrutura temporal das imagens. São Paulo: Revista Ghrebh, 2002.
KERCKHOVE, Derrick de. A pele da cultura. Lisboa: Relógio DÁgua Editores, 1997.
LIMA, Luiz Costa (Org). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra.
LIMA, Venício A. de. Mídia. Teoria e Política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
LUHMANN, Niklas. A improbabilidade da comunicação. Lisboa: Vega-Passagens, 1992.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1967.
MARCONDES FILHO, Ciro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? Paulus: São Paulo, 2004.
_____________. A saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker, 2000.
_____________. Técnica da Violência, Violência da Técnica. Disponível em www.cisc.org.br/biblioteca Acesso em 16/8/2004, às 2h27min.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Comunicação: troca cultural? Paulus: São Paulo, 2005.
MARTINS, Carlos B. Sociologia. São Paulo, Brasiliense, 1982.
MATTELART, Armand. Comunicação-mundo. História das técnicas e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 1994.
MATTELART, Armand; MATTELART, Michele. História das teorias da comunicação. Loyola: São Paulo, 1999.
MIEGE, Bernard. O pensamento comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2000.
MONTAGU, Ashley. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo: neurose. Volume I. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
__________. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio Dágua/Grande Plano, 1997.
__________. O método: a natureza da natureza. São Paulo: Publicações Europa-América, 1997.
ROMANO, Vicente. El tiempo y el espacio en la comunicación: la razón pervertida. Guipuzcoa: Argitaletxe Hiru, 1998.
SANTANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
SARTORI, Giovanni. Homo videns: televisão e pós-pensamento. Bauru: EDUSC, 2001.
SERRES, Michel. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
SHELDRAKE, Rupert. Sete experimentos que podem modificar o mundo. São Paulo: Cultrix, 2003.
SILVA, Josimey. Imagens de vida e morte. Jornal O Mossoroense. Mossoró/RN, dom., 19/09/2004, p.6 .Caderno Universo.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.
VIRILIO, Paul. A bomba informática. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.
_________. O espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 1999.
WOLF, Mauro.Teorias das Comunicações de Massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
|