Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR (16.54)
Código: PGT1312
Nome: ESTÁGIO DOCÊNCIA EM TURISMO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Atividade de formação obrigatória, consistindo em reflexões, vivências e práticas docentes no ambiente da universidade, em curso graduação em Turismo, ao qual está vinculado o Programa, com vistas à formação de competências e habilidades de docentes de ensino. Estagio em disciplina a orientação de docente do Programa responsável pela mesma, onde os conteúdos são relativos aos temas que compõem a ementa da disciplina objeto de estágio. Abrange atividades diversas: observação, participação em seminários e aulas teóricas e práticas, além de participação em atividades extraclasse e regência de classe de disciplina do Curso de Graduação, do docente responsável pela disciplina. Atuação junto a docente em disciplina, colaboração com atividades complementares; desenvolvimento de seminários, pesquisa; conhecimentos trabalhados em aula; confecção e apresentação de material didático, atualização de bibliografia; atendimento especial de orientação a discentes; pesquisa da realidade e do cotidiano da disciplina; relatórios sintéticos de aspectos metodológicos das atividades desenvolvidas, avaliação da qualidade da produção.
Referências: COOPER, C. Educando os educadores em turismo: manual de educação em turismo e hospitalidade. São Paulo: Roca, 2001. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2004. 296 p. LIBÂNEO, J. C. “Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro?”. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 3 ed. Campinas, São Paulo: Autores associados,1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. AIREY, David; WHEELLER, Brian. Critical Issues in Tourism Education. Critical Issues in Tourism Education Proceedings of the 2004 . In: Conference of the Association for Tourism in Higher Education, Missende n Abbey, Buckinghamshire UK.1-3 December, 2004. ATHE Publication No. 14. 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Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGT0020 - ESTÁGIO À DOCÊNCIA I

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